A nomofobia - um mal dos nossos tempos

Cultura & Comportamento


Os transtornos psicológicos podem ser desencadeados por diferentes motivos. Um deles é o próprio uso extensivo das redes sociais, cuja fobia causada pelo afastamento delas é chamada de nomofobia.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/12/Nomofobia.CulturaEComportamento.html
[Imagem: LoboStudioHamburg/Pixabay]



Como vários produtos na internet, as redes sociais caíram no gosto das pessoas e são um hábito diário. Vemos as conquistas de nossos amigos e familiares, compartilhamos experiências divertidas que vivemos ou até mesmo pitadas de indignação.

O resultado dos jogos e as cornetas estão lá. Algumas pessoas se dedicam apenas a ganhar patrocínio com postagens de roupas, viagens e tudo o mais que o dinheiro pode pagar - justíssimo, mas pode causar uma certa imagem distorcida de vida ideal em algumas pessoas - e este é outro problema das redes, o qual não vamos discutir nesta postagem.

Fato é que toda a vida está lá nas redes sociais, sendo um reflexo de nós mesmos e de nossa sociedade. E nós, imersos nas redes, podemos não a perceber como reflexo, mas como sendo as nossas próprias vidas, afinal é muito fácil e barato ter acesso com Wi-Fi e 4G.

A nomofobia, termo datado de 2008, nada mais é do que um medo irracional pelo afastamento das redes. Aparecem sintomas de ansiedade e pânico, confere-se as redes sociais com muita frequência, há tanto medo de ficar desconectado que se leva o celular até para o banheiro.

O próprio uso das redes, mesmo sem o aparecimento da fobia, já ocupa nosso tempo e diminui nossa disponibilidade para a vida social. Talvez não seja algo fácil de lidar sozinho, então o importante é buscar ajuda, principalmente com um(a) psicólogo(a).

Seria impossível falar em abstinência total das redes sociais, mas elas devem ser uma dentre muitas atividades de nossa vida. O ser humano precisa de contato, de ar livre, de natureza, de desafios. E se ver que está ficando com fobia (ou alguém próximo notar), não ter vergonha de procurar ajuda.


👉 E ainda mais para você: O estranho que vira parente


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários