O experimento da Miss Virgínia

Cultura & Comportamento


Nos EUA, uma candidata ao concurso de beleza Miss Virgínia chamou a atenção de todos. Camille Schrier, que tem graduação em Biologia e busca uma vaga em doutorado em Farmácia, fez um experimento químico no palco do concurso e foi consagrada campeã.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/MissVirginia.DecomposicaoPeroxidoHidrogenio.Cultura.Quimica.html
[Imagem: Miss Virginia website]



O experimento que ela fez foi a decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio. Essa reação química é popularmente conhecida como a pasta-de-dentes-de-elefante, onde o peróxido de hidrogênio (“água oxigenada”) é decomposto em água e oxigênio. A presença de um catalisador (que não participa da reação, mas a facilita) e de algum detergente pode auxiliar na formação de espuma que se observa e que forma o espetáculo. A ideia de fazer a reação acontecer ao vivo era de despertar interesse em outras pessoas em áreas do conhecimento como Matemática, Física e Química.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/MissVirginia.DecomposicaoPeroxidoHidrogenio.Cultura.Quimica.html
[Imagem: Miss Virginia website]



O que chama a atenção mesmo é a quebra de preconceitos, onde se demonstra cada vez mais que o lugar das mulheres é em todos os lugares e sem estereótipos. Convencionou-se que mulheres inteligentes não seriam bonitas, ou vice-versa, e ela tentou demonstrar, em meio ao concurso de beleza, que possuía algo a mais para demonstrar.

Nesses concursos, é tradicional perguntar sobre questões do mundo atual, meio ambiente, problemas sociais e outras questões, com respostas vazias e similares àquelas dadas pelos jogadores de futebol em final de partida. Com uma experiência nova, demonstra-se que o belo pode ser inteligente, não é vazio.

Outra quebra de paradigma se fez nesse último ano no futebol. Apesar de que as estadunidenses tenham levado o título, as brasileiras receberam o apoio dos brasileiros na maior audiência mundial de futebol feminino, impactando cinquenta milhões de brasileiros. É curioso que em outros esportes já não se pensa mais nisso, como vôlei, basquete, hipismo, natação... mas em um dos esportes mais populares do mundo, o futebol feminino ainda vivia no escuro.

Que cada vez mais repensemos o mundo. Que cada vez mais quebremos paradigmas e façamos coisas novas! Que cada vez mais sejamos como Miss Virgínia ou como nossas jogadoras!


👉 E ainda mais para você: O estranho que vira parente


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários