TV
Em todo o país, o que mais se fala é do
futuro da TV passar pela regionalização mais forte dos conteúdos nos programas
jornalísticos. Será que isso é realmente possível?
[Imagem: JosepMonter/Pixabay] |
Nas afiliadas da TV Globo, as posturas são
diferenciadas. Em São Paulo, as afiliadas do interior apresentam blocos ou
mesmo todos os jornais noturnos sozinhas, das cidades-sede. No Paraná, mesmo
sendo uma única empresa proprietária das afiliadas, há jornais totalmente
apresentados da emissora regional no horário noturno. Já no Rio Grande do Sul, postura que se
reverteu há pouco tempo, com reformulações, havia dois blocos regionais em um
único dos três telejornais estaduais. Estes blocos tiveram seu tempo ampliado.
Até mesmo a abertura do Praça TV, adotada
pela quase totalidade das afiliadas, é com imagens da cidade-sede da emissora
regional. Isso pode parecer simbólico na ideia de se ter proximidade com o
telespectador, mas a ideia possui alguns equívocos.
Muitos falam em TV local ao invés de
regional. Esta é uma grande confusão,
pois a TV não consegue ser local. Local é a rádio, que está em cada município e
acompanha coisas locais. As TV's, tanto afiliadas da TV Globo como das demais
emissoras do Brasil, estão em algumas cidades ou só nas capitais. Assim, cada
emissora pode corresponder a dezenas, ou mesmo a centenas de municípios, e
falar que o jornal é do local onde a emissora está é um erro.
Esse erro ocorre ao ignorar o aspecto
regional. O telespectador fora da cidade onde está sediada a emissora pode não
estar interessado em saber se há um valo aberto na pracinha da cidade-sede, ou
se a rua X na outra cidade está cheia de buracos. Por isso, seria preciso dosar
as notícias para abranger os municípios daquela região. Se o jornal for
estadual, para falar de todo o estado.
A TV não é local e nem precisa ser. Basta
ter as notícias locais em blocos regionais ou estaduais, desde que
adequadamente dosadas.
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