Quantos partidos políticos são necessários?

História


Nunca tivemos tantos partidos políticos em nosso país. Mudam-se os nomes, as lideranças, mas parece que estamos sempre na mesma... Afinal, o que justificaria a existência de um partido político? O que pode existir por trás da criação de um?

Para os mais saudosos da Ditadura Militar, que teve muitos de seus defeitos ofuscados pela desinformação, o Brasil teria tido dois partidos, Arena e MDB. Na verdade, ainda havia o ilegal PCB, que seria o partido mais antigo ainda em funcionamento.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/NumeroDePartidosPoliticos.Historia.html
[Imagem: MstfKckVG/Pixabay]




Apenas dois ou três partidos seriam uma visão simplificada demais da realidade, quase como a visão direita-esquerda que se espalhou na última eleição. Mas dezenas de partidos também são um exagero.

Um partido seria um grupo de pessoas que compactuam de uma mesma visão política, um posicionamento semelhante sobre determinados aspectos de administração pública e políticas sociais. Existir mais de um ou dois partidos permitiria a representatividade de correntes diversas, e os mecanismos democráticos permitiriam ajustar a tomada de decisão com essa variedade de indivíduos.

Mas não há tantas correntes que justifiquem a existência de tantos partidos. O que acaba justificando é o fundo partidário, que financia o funcionamento. Também há outra moeda de troca que é o apoio por cargos na administração futura, onde opositores ferrenhos e propostas distintas fazem políticos derrotados apoiarem chapas em segundo turno.

Impedir a criação de um partido é quase como impedir criação de igrejas. Cada um pode buscar uma nova agremiação política, e seria difícil estabelecer qual o ideal. Talvez uma mudança na política de nosso país em si trouxesse esse equilíbrio, e não apenas um controle numérico.


👉 E ainda mais para você: Como aprender a ser capitalista


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários