Esponjas são recicláveis?

Ciência & Saúde


Muitas vezes, as pessoas podem ter a boa vontade de querer colaborar com atitudes que  melhorem nosso planeta em termos de sustentabilidade. Entretanto, ou não conhecem ou é difícil fazerem algo positivo porque isso implica em elevada dificuldade.

Um exemplo é o óleo. Já há a possibilidade de existir um coletor predial de óleo, mas é difícil conhecer um local que possua. Esse óleo poderia retornar ao ciclo produtivo virando sabão, dentro de um conceito chamado economia circular (materiais não vão do berço-ao-túmulo, mas do berço-ao-berço, ou seja, não se quer que virem parte de aterros, mas que sejam reinseridos na economia como matéria-prima para novas coisas).

E as esponjas podem seguir esse caminho da reciclagem, sim, bastando levar aos locais de coleta adequados, ou criando um.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/06/ReciclagemDeEsponjas.ComoParticipar.CienciaESaude.html
[Imagem: Reprodução / TV Globo]



A 3M criou um programa de coleta das esponjas, em parceria com a Terracycle, sendo inclusas esponjas de uso doméstico. Essa segunda empresa paga os custos de envio, para um mínimo de 500 g em esponjas e máximo de trinta quilos, sendo especializada na reciclagem de resíduos difíceis em diversos países pelo mundo.

Uma pessoa com mais de treze anos fica responsável por imprimir uma etiqueta pré-paga e colocar na caixa. Depois de enviada, além de reciclar a esponja, ainda são dados dois pontos por cada esponja enviada, o que pode ser revertido em dois centavos para doação a uma entidade de escolha de quem enviou o material, que seja sem fins lucrativos.

Para ver mais sobre como funciona, assista ao vídeo:



[Vídeo: Scotch-Brite Brasil]


Uma outra opção está justamente em ver pontos de coleta espalhados em alguns locais.  Alguns deles são os atacarejos da rede Makro, onde há uma caixa com o logotipo das esponjas 3M. Podem ser encaminhadas para a reciclagem as esponjas de quaisquer marcas e tamanhos.


👉 E ainda mais para você: Está na hora de trocar a escova de dentes?




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários