O reduzir na sustentabilidade

Ciência & Saúde


Em discussões pautadas nos assuntos de sustentabilidade, ou ainda de economia circular, costuma-se abordar o clássico conjunto dos três erres: Reutilizar, Reduzir e Reciclar. São três verbos bastante simples, mas que o significado vai além do que o dicionário propõe. Vamos começar falando sobre Reduzir, com dois exemplos bem recentes.


https://www.oblogdomestre.com.br/2018/09/RsDaSustentabilidade.Reduzir.CienciaESaude.html
[Imagem: Revista Veja]



O primeiro é o das sacolas plásticas. Alguns estabelecimentos não fornecem mais, outros cobram por elas, ou ainda há quem leve sacolas de pano ou as plásticas estilo ráfia (mais duráveis e reutilizáveis, para comprar leite, queijos e carnes). Hoje, há quem avalie como modismo, mas não é bem assim... Vamos falar mais sobre, após o próximo exemplo.

Nosso segundo caso real a pensar é o dos canudos. Desde aquele tirado na tartaruga que sofria até as proibições de uso de canudos em certos locais do Brasil, muito lixo se acumulou em aterros, ou ainda na famosa ilha de plástico do Pacífico.

Os produtores de plásticos na forma de sacolas ou canudos reclamam por terem virado vilões de uma hora para outra. Eles apontam que o usuário descarta indevidamente um produto que seria reciclável.

Mas aí vem o argumento do reduzir. Você não vai à padaria e anda cinco quadras à frente e retorna só por gostar de caminhar. O mesmo vale para esses objetos: por que me pautar no reciclar se posso evitar uma demanda desnecessária de energia, materiais e mão de obra? Será que é necessário mesmo levar uma microssacola na farmácia para colocar na gaveta ou no puxa-saco em casa?

O mesmo usuário de que se aponta errar no descarte precisará reavaliar seu modo de consumo, e a indústria a maneira como atua e seu portfólio de produtos. Não é a primeira vez e nem a última que um produto diminui de interesse ou uma empresa troca de setor ou de produtos, sendo uma lei de evolução natural.


👉 E ainda mais para você: Os três porquinhos e a Mata Atlântica



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários