A arte por si só

por - terça-feira, março 19, 2019

Arte


Alguns movimentos artísticos se pautaram pela arte por si só, pensando apenas em palavras ou formas sem um sentido maior. Mas, sem esse sentido, talvez não haja identificação de quem se depara com essas formas de arte.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/03/ArtePorSiSo.Arte.html
[Imagem: 821292/Pixabay]


» Capote

Na Literatura, algumas escolas literárias como o parnasianismo levaram poesias com métrica bem definida, como "Vaso Grego", de Alberto de Oliveira:

"Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que o suspendia
Então, e, ora repleta ora esvasada,
A taça amiga aos dedos seus tinia,
Toda de roxas pétalas colmada.

Depois... Mas, o lavor da taça admira,
Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa voz de Anacreonte fosse."

A arquitetura, que não só define a forma de edificações, como se tem toques de arte na apresentação de cada detalhe. Cores, dimensões, sombra, luz, ergonomia... são variáveis às quais os arquitetos e arquitetas precisam trabalhar.

A busca por uma forma mais apurada ou por mais funcionalidade é uma discussão dentro dessa área. Arquitetos referência como Adolf Loos acreditavam que a funcionalidade deveria se sobrepor a qualquer coisa. Loos propunha jogos com volumes e janelas desalinhadas entre pavimentos, inclusive.

Essa é uma pontuação que cada escritor e que cada arquiteto precisam fazer a cada nova linha, a cada novo traço. Sem funcionalidade, de nada vale a linha ou a palavra. Sem forma, não há diferença e qualquer um é capaz de fazer mais do mesmo...


👉 E ainda mais para você: Figuras de linguagem e músicas



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!