Capote



Arte


O filme Capote (2005) conta como o jornalista Truman Capote escreveu o livro “A Sangue Frio”, o primeiro livro do gênero New Journalism. Nesse livro, Truma contava em detalhes o assassinato da família Cuttler em Holcomb, no Kansas, em 15 de novembro de 1959.


[Imagem: Mundo em Pauta]


Capote trabalhava na época no The New York Times e foi até essa cidade do Kansas para escrever um artigo e, posteriormente, escrever um livro que daria origem ao New Journalism. Ele entrevistou familiares das vítimas e dos assassinos Richard Hickock e Perry Smith, recolheu documentos oficiais, leu cartas e diários, observou, conseguiu adiar e assistiu ao enforcamento dos criminosos.

As conversas que Capote teve com Perry Smith são a peça chave da história, onde Perry conta como ele e seu parceiro mataram a família Cuttler. Capote não estava no local na hora do assassinato, porém relata de um jeito como se ele tivesse assistido ao crime e faz o leitor se sentir na hora do acontecido, o diferencial é que a história é real, diferente de outros romances de ficção, criados por escritores não jornalistas. Exemplos de New Journalism são o “Rota 66” e “O Abusado” do jornalista brasileiro Caco Barcelos.

A conclusão que fica é que uma notícia pode ser escrita nos modos do New Journalism, que é ao mesmo tempo uma obra literária sem deixar de ser notícia. Truman foi inovador e fez vários jornalistas que gostam de ser escritores se sentirem estimulados a escrever fatos reais usando recursos da literatura, história e principalmente do jornalismo investigativo.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Gamer


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários