X-Men - Dias de um futuro esquecido


Arte


O grupo de super-heróis da Marvel que fazia sucesso nas revistas em quadrinhos, agora também faz sucesso no cinema. O sétimo filme da franquia tem o nome X-men – Dias de um Esquecido, lançado em 2014, reunindo os personagens da primeira trilogia com os personagens do filme X-men – Primeira Classe de 2011.


X-MEN - DAYS OF FUTURE PAST
[Imagem: Divulgação]


 

Esse filme procura unificar as duas franquias dos X-men, corrigindo alguns erros e costurando filmes. Por exemplo, em X-men Origens – Wolverine de 2009, o Professor Xavier caminha depois de velho sendo que no X-men – Primeira Classe esse mesmo professor ficou paraplégico na juventude.
Outro erro da Fox foi em não usar os mesmos atores da primeira trilogia no filme X-men Origens – Wolverine como o general William Stryker e Dentes-de-Sabre, ficando confusa a história. Apesar de os X-men serem da Marvel, é a Fox que tem os direitos dos filmes da saga X-men e também do Quarteto Fantástico. A Marvel Studios (que pertence a Disney) tem os direitos dos Vingadores.
Será muito difícil ver os X-men e os Vingadores juntos no cinema, como nos quadrinhos, a não ser que os dois estúdios fizessem uma parceria como a que a Sony, que detém os direitos do Homem-Aranha, fez com a Marvel Studios, trazendo o personagem ao Universo Cinematográfico da Marvel. O próximo filme da franquia será X-men Apocalypse que será lançado em 2016, além de mais um filme solo do Wolverine e outros heróis da franquia como Gambit e Deadpool, que também terão filmes solos.

ENREDO


Em um futuro distópico, os mutantes foram exterminados por robôs projetados para caçá-los, os Sentinelas, que acabariam também atacando seres humanos aparentemente normais que portam os genes da descendência mutante. Um pequeno grupo de mutantes consegue fugir dos Sentinelas graças a Kitty Pryde, que pode projetar a consciência de uma pessoa de volta no tempo para enviar mensagens.

O grupo de Kitty encontra Tempestade, Wolverine, Professor Xavier e Magneto em um mosteiro na China. Tentando determinar o ponto crucial da criação dos Sentinelas, Xavier conclui que foi em 1973, quando Mística matou Bolivar Trask, o criador dos robôs. Depois do assassinato, Mística foi capturada e os militares estudaram seus poderes de metamorfose para criar novos Sentinelas que imitam e se adaptam aos poderes mutantes. O grupo então decide mandar a consciência de Wolverine 50 anos de volta ao passado, com Xavier e Magneto aconselhando-o a buscar suas versões jovens para ajudá-lo.

Wolverine acorda em 1973 e viaja para a Mansão X, onde ele encontra Xavier e Hank McCoy. O Instituto Xavier para Jovens Superdotados está fechado devido a maioria dos professores e alunos terem sido convocados para a Guerra do Vietnã. Xavier, agora um homem arrasado, recuperou sua capacidade de andar devido a um soro criado por McCoy que, como efeito colateral, bloqueia seus poderes telepáticos. Wolverine explica sua missão e convence Xavier a libertar Magneto - que foi preso acusado de assassinar John F. Kennedy - de sua cela localizada sob o Pentágono. Magneto é libertado com a ajuda de Peter Maximoff, um mutante com velocidade sobre-humana.

Após Trask não ter sucesso ao apresentar seu programa Sentinela ao Congresso em Washington, D.C, decide divulgar seu projeto aos militares que negociarão o fim do envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã em Paris. Em Saigon, Mística impede que o jovem William Stryker de se apropriar de um grupo de soldados mutantes para a pesquisa de Trask. Mística investiga Trask e descobre que ele está capturando mutantes e fazendo experimentos com eles. Xavier, Magneto, Fera e Wolverine vão à Paris na tentativa de impedir Mística.

Em Paris, Mística personifica um general vietnamita para se infiltrar nos acordos e matar Trask, mas Xavier, Magneto, Fera e Wolverine conseguem a impedir. Para garantir que o DNA de Mística nunca possa ser usado nos Sentinelas, Magneto tenta matá-la; mas ela foge pela janela. A luta continua nas ruas da cidade, na frente de espectadores e câmeras, criando tanta confusão que Mística e Magneto fogem.

Embora Trask é salvo, o mundo está horrorizado com a existência dos mutantes. O presidente Richard Nixon aprova o programa Sentinela de Trask e organiza uma cerimônia de apresentação em Washington. Os cientistas de Trask recuperam o sangue de Mística em Paris e começam a estudá-lo. Para tentar atrapalhar a cerimônia, Magneto intercepta os protótipos de Sentinelas e mistura barras de aço em seus corpos de plástico para que ele consiga controlar os robôs com seu magnetismo.

Na mansão, Xavier para de tomar seu soro e recupera seus poderes. Através de Wolverine, Xavier fala com o seu "eu" no próprio futuro e se inspira a lutar pela paz humana e dos mutantes mais uma vez. Ele usa o Cérebro para rastrear Mística, que chegou a Washington para a cerimônia dos Sentinelas na Casa Branca. Magneto ergue o Robert F. Kennedy Memorial Stadium e o coloca em torno da Casa Branca como uma barricada, depois comanda os Sentinelas para atacarem a multidão. Nixon e Trask são levados para a casamata subterrânea da Casa Branca, sendo seguidos por uma Mística disfarçada. Xavier, Wolverine e Fera tentam impedir Magneto, mas ele empala Wolverine com vergalhões e lança-o no rio Potomac.

No futuro, os mutantes fazem sua luta final como um grande exército de Sentinelas no mosteiro, onde Tempestade acaba morrendo. Magneto reconcilia com Xavier quando ele sucumbe à suas feridas.

De volta ao passado, Magneto retira o bunker do subterrâneo com a intenção de matar os refugiados. O presidente é revelado como sendo Mística, que imobiliza Magneto com uma pistola de plástico. Antes que Mística tente novamente matar Trask, Xavier a convence do contrário. Mística e Magneto fogem, e o programa Sentinela é cancelado já que uma mutante salvou o presidente. Trask mais tarde é preso por vender importantes segredos militares.

Wolverine acorda no futuro descobrindo que o massacre de mutantes foi impedido, e Homem de Gelo, Vampira, Colossus, Pryde, Fera, Tempestade, Jean Grey, Ciclope e o velho Xavier estão todos vivos. Em 1973, Mística, disfarçada como Stryker, resgata Wolverine do rio e leva-o em sua custódia. Em uma cena pós-créditos, centenas de pessoas estão reunidas num deserto gritando "En Sabah Nur" enquanto um mutante cercado por quatro cavaleiros constrói uma grande pirâmide com sua telecinese.
.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: A fotografia e a regra dos terços



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários