O ‘Urso’ Edgar Degas

Arte


Edgar Degas foi um grande pintor do Impressionismo, marcante por sua personalidade extremamente fechada e difícil. Tamanha a força desta personalidade, recebeu o apelido de ‘urso’ e, diferentemente dos pintores já retratados aqui no blog, não teve intensa vida amorosa, ou mesmo sequer teve um relacionamento amoroso ‘de verdade’. Por conta de suas obras, também recebeu a alcunha de ‘O Pintor das Bailarinas’.

O parisiense Hilaire-Germain-Edgar De Gas, nascido em 19 de julho de 1834, é filho de um napolitano e descendente de rica família banqueira, que o estimulou a deixar a Faculdade de Direito para se dedicar às artes. Sua mãe era estadunidense de Nova Orleans. A dedicação à arte foi facilitada pelo fato de pai e mãe serem apreciadores de produções artísticas como música e pintura.

A ‘Família Bellelli’ é um retrato que é fruto de sua passagem pela Itália, ponto de passagem de diversos artistas devido à grande arte renascentista, que serve como uma referência e tanto:

Edgar Degas
[‘Família Bellelli’. Imagem: Vírus da Arte]


A expressão de seus tios em Florença está bem representada por este quadro. Mas grande parte da viagem foi mesmo para estudo desta arte de referência, incluindo o traço característico do renascentista. O toque de ‘Impressionismo’ veio depois, com a amizade com Édouard Manet, em 1862, e todo um círculo de amizades que se formou.

Suas obras conseguiam captar momentos únicos, impressões de uma espontaneidade quase calculada, que eram rascunhadas e repensadas muitas vezes antes de se transformarem em suas telas. Diz-se que tamanha perfeição possa ser um aspecto positivo de tamanha introspecção ou mesmo introversão. No começo, os tons pastel eram predominantes, até que, por volta de 1860, as obras de Degas foram ganhando tons mais vibrantes, traços mais simples e um aspecto de retrato histórico desde então. Bailarinas e outras mulheres foram uma constante em seus quadros, passando pelas mulheres-da-vida e modistas, até as que apenas se banhavam.

Veja mais algumas delas a seguir:

Edgar Degas
[‘A Aula de Dança’ (1881). Imagem: Modelando Arthe]


Edgar Degas
[‘Bailarinas em rosa’. Imagem: De Arte em Arte]


Edgar Degas
[‘O Ensaio’. Imagem: Pinturas em Tela]


Fora sua viagem à Itália, e uma pequena passagem pela terra natal de sua mãe, o resto da vida de Degas se passou em Paris. Em seus últimos anos de vida, seu isolamento aumentou, por conta de um temperamento ainda mais difícil e uma perda progressiva da visão, até o seu falecimento em 27 de setembro de 1917.


E ainda mais para você: Algumas obras do Francês Claude Monet




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários