Por que querer aprender a segunda língua?


Variedades


Começar a falar uma segunda língua, a começar pela lingua inglesa, que é a atual linguagem internacional, é um passo importantíssimo na formação de uma pessoa. Isso não significa tirar a grandeza da nossa língua vernácula, que possui muita beleza na relação entre fonemas e escrita, dentre outras qualidades, mas atingir novos patamares em diferentes aspectos, enriquecendo uma pessoa.

[Imagem: Free-photos/Pixabay]




Para viagens no exterior, mesmo para Portugal, a comunicação pode vir a ser em língua inglesa. Isso porque as versões do português de lá e o nosso podem ter variações, ou pode haver mais nacionalidades envolvidas. Ou ainda, turistas podem vir ao nosso país e você precisar se comunicar com eles, no comércio ou no setor hoteleiro.

Caso você desejar ir além do que a graduação pode lhe oferecer, as pós-graduações de mestrado e doutorado irão lhe exigir proficiência em língua (ou línguas) estrangeiras. Isso pode ocorrer ou na admissão dos programas, ou mesmo até as defesas de qualificação dos projetos de pesquisa.

Essa exigência se justifica por dois motivos. Um deles é a publicação de pesquisas em meio internacional ser em língua inglesa, em sua grande maioria. Assim, tanto para você escrever, como para obter referências que te embasem, é preciso conseguir compreender ou inglês ou mais línguas.

O outro motivo está na comunicação e no aprendizado. Por meio de eventos como congressos internacionais, você pode trocar ideias com outros pesquisadores e descobrir novos caminhos, avaliar a viabilidade de sua ideia e ouvir relatos de pessoas com interesses em comum, sem ter a língua como empecilho.

Você pode pesquisar sobre algo apenas em português. Entretanto, corre o risco de ter um conhecimento limitado de seu tema, ou de repetir aquilo que outro já pesquisou, mesmo sem saber. Um terceiro risco é de perder a oportunidade de descobrir uma lacuna real, pois você delimitou demais seu conhecimento.

Um último motivo que se pode listar para aprender outra língua é para entretenimento. Pode ser que você goste de um livro, filme, série ou anime e o conheça em português, e tenha curiosidade pela continuidade, ou comece e ache legal acompanhar em outra língua mesmo. Saber abre essa possibilidade. Até os filmes estrangeiros que passam na TV aberta podem ser acompanhados no áudio original (quer saber como? veja nas sugestões de leitura).

P.S.: não listamos namoros na internet com estrangeiros(as) por serem casos muito particulares de sucesso ou fracasso em relações. Entretanto, algumas pessoas já se motivaram assim.






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários