O porquê do Horário de Verão

Curiosidades

 
Muitos se questionam dos motivos de alterarmos anualmente os relógios e os adiantarmos em uma hora. Há questões físicas como o sono e a alimentação que carecem de adaptação com o início e o fim desse período. Entretanto, há uma importante motivação nessa medida, que vamos conhecer nas próximas linhas.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/11/HorarioDeVerao.Curiosidades.html
[Imagem: obpia30/Pixabay]




SURGIMENTO


Benjamim Franklin, em 1784, surgiu com a ideia de mudança de horário (não é invenção brasileira).  Adotou-se, inicialmente, no começo do século XX, na Primeira Grande Guerra. A Alemanha tinha de economizar carvão mineral por conta do contexto de guerra.

HORÁRIO DE PICO


Em nosso país, em relação ao consumo de energia, são observados dois horários de pico. Um deles está na faixa das 14 h, onde é mais intenso o consumo pelo acionamento de aparelhos de ar condicionado. O outro ocorre no anoitecer, quando as pessoas retornam as suas casas e tomam banho. Nesse segundo horário é que ocorrem os ganhos, pois há uma dispersão desse consumo em um período maior de dia. A redução de consumo é importante, mas outro fator é o consumo de pico, que define a capacidade de abastecimento e infraestrutura necessárias.

PAÍSES QUE ADOTAM


O período do ano a adotar e a duração dependem da posição geográfica local, que influi na incidência solar. Vários países no mundo possuem suas versões do nosso horário de verão: EUA, Canadá, Groenlândia, Itália, Portugal, Espanha, França, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Chile e outros.

ENERGIA E SUSTENTABILIDADE


Economias de energia são bem-vindas porque a geração é um forte contribuinte na emissão de gases do efeito estufa. No caso do horário de Verão, na maioria das cidades, o período de final de dia, com iluminação natural, representa um ganho maior do que um amanhecer muito mais cedo.
Há outros consumos diários que representam impactos não visíveis no consumo de energia, mas que existem, como consumo de água, por exemplo (recalcar água do curso d'água, armazenar, levar das cisternas de prédios aos reservatórios superiores, etc.) e que também são levados em conta ao se pensar em sustentabilidade e energia.

PRÓS E CONTRAS


O horário de verão, por um lado...

... gera economia de energia e redução de picos de consumo, o que favorece a sociedade de forma individual e coletiva.

... aumenta a parcela útil do dia das pessoas, permitindo atividades ao ar livre depois do trabalho.

... não aumenta nem diminui os períodos de trabalho, pois uma hora continua sendo uma hora.

E por outro...

... demanda adaptação, pois nosso relógio biológico não está sincronizado de começo com a mudança.

... gera críticas de que é mania de político.

... faz algumas pessoas acharem que devem dar feliz ano novo uma hora depois.

Mas ...

... enganam-se aqueles que pregam que o horário de verão vai contra o horário "natural" ou horário "certo". É importante destacar que a divisão por fusos horários e o marco zero em Greenwich, assim como outras questões de horário, são decisões políticas. O dia segue com 24 h e a Inglaterra era a maior potência mundial quando isso foi estabelecido.

Ao longo dos anos, pode ser que deixe de ser adotado no país. Não que ele deixe de representar a economia ou mais tempo útil, mas porque o condicionamento de ar vem crescendo e consumindo mais energia, por construções e arquitetura ineficientes, ou ainda por maus usuários, que não usam resfriar de leve, mas chegam a vestir cobertores e resfriar quartos por gostar, por exemplo.

Aparelhos de ar condicionado são menos potentes do que chuveiros. Entretanto, ficam por mais tempo ligados.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários