O dia do Jornalista


Variedades


O dia 7 de abril é o dia do jornalista, data para todos os profissionais comemorarem e valorizar o seu trabalho. Mesmo que no mercado de trabalho a gente tenha a competição de profissionais que não são formados na área, eu acredito que um dia a nossa classe será valorizada.


O que seria do mundo sem informação?
[Imagem: Energy Brasil]



 

Eu decidi que iria cursar jornalismo no último semestre da terceira série do ensino médio, depois de ter ido à feira das profissões da PUCRS, em Porto Alegre. Foi paixão à primeira vista pela profissão.

Escolhi ser jornalista por ter paixão por escrever, contar histórias e também viver uma vida cheia de desafios. Cheguei a me inscrever para faz o vestibular para jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas o destino quis eu fizesse o curso de jornalismo no Centro Universitário Facvest – Unifacvest.

No início, queria ser correspondente internacional, mas dentro do jornalismo existem tantas áreas para explorar como assessoria de imprensa e redes sociais como os blogs. Você que quer ser jornalista não pense em apenas de ser o novo apresentador do Jornal Nacional. Existem outras possibilidades de você ser um profissional de sucesso.

Talvez se tivesse feito o vestibular na UFRGS eu teria me formado ou já trabalhando na área, mas Deus escreve certo por linhas tortas. Conheci grandes profissionais da área que são meus professores. Tive boas palestras com grandes palestras na faculdade, entre elas a palestra com a jornalista do SporTV, Joanna de Assis. Também tive palestra com o jornalista Ricardo Von Dorff da RBS TV Santa Catarina (atual NSC TV). Tive também uma palestra sobre jornalismo esportivo com o jornalista Marcos Castiel do Diário Catarinense.

A única palestra que perdi durante a faculdade foi do jornalista Caco Barcellos, mas em outro momento o destino me reservou uma surpresa: tive o prazer de conhecê-lo no programa Altas Horas da Rede Globo. Quando tive a oportunidade de fazer uma pergunta para ele, falei de como admiro seu trabalho e como seu exemplo me motiva a viajar 220 km (ida e volta entre Vacaria e Lages) de segunda a sexta para cursar jornalismo em Lages.

Outro jornalista que eu admiro muito é o correspondente da Rede Globo em Jerusalém, Rodrigo Alvarez. Tive a grata surpresa de publicar uma foto de seu livro sobre Nossa Senhora Aparecida no Instagram e o próprio Rodrigo Alvarez curtiu a foto do livro e ainda escreveu que depois de eu ler o livro posso falar com ele o que eu achei da leitura.

Faltando quase exatamente seis meses para minha formatura, vejo que está na hora de colocar em prática todo o conhecimento que adquiri na faculdade. Preciso estar pronto para quando essa oportunidade aparecer, pois não será só meu desempenho que será avaliado, o trabalho dos meus professores e aqueles que acreditam do meu talento.

Por isso que eu amo minha profissão. Tenho exemplos de sobra para me inspirar. A partir de 2017 poderei comemorar essa data com muito prazer e satisfação de estar (se possível) trabalhando na área, com o registro de jornalista na minha carteira de trabalho, filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e na Federação Nacional dos Jornalistas.

Após a formatura, quero investir na minha especialização como um curso de inglês, MBA, mestrado, doutorado e quem sabe até pós-doutorado. Mas quero aproveitar o prazer da vida de jornalista com todos os desafios que estão me esperando no futuro.

Parabéns para todos os jornalistas! Nós fazemos a diferença na vida das pessoas sempre que levamos informações com credibilidade e exercemos a profissão com ética!

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Por quê mês-do-cachorro-louco?




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários