Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (25)

Língua Portuguesa


CAMAFEU: É o nome de uma técnica utilizada na confecção de joias, onde se produz figuras com relevo. É bastante comum em pingentes e broches. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/02/CamafeuSortilegioElevacarEOutrasPalavras.VocabularioXXV.html
[Imagem: antiquionline]



SORTILÉGIO: Não faz parte apenas da grade de novelas do SBT. Um sortilégio pode ser um feitiço, bruxaria, encanto, tanto para o mau sentido (místico), como na hora da conquista, a sedução.

ELEVACAR: é uma máquina muito importante em oficinas e postos de combustíveis que trabalhem com troca de óleo (e não usem aqueles buracos no chão). Para facilitar o entendimento, mesclou-se o termo elevador com as iniciais da palavra carro. Em oficinas mecânicas e borracharias, a troca de pneus pode ser muito mais rápida e eficiente com esses aparelhos.

MINISTROS E SECRETÁRIOS DE GOVERNO: são políticos de carreira ou pessoas de alto grau de conhecimento em alguma área, os quais devem ter conduta compatível e zelar pelo bom funcionamento da área em que atuam, buscando seu progresso.

PICARETA: é mais uma palavra como sortilégio. Pode ser boa, pode ser ruim. Na gíria, picareta é uma pessoa de má-fé, que ganha dinheiro fácil aplicando golpes nos outros. Na construção civil, pode ser aquela valiosa ferramenta para a abertura de valas ou para romper algumas rochas.

RESIGNAÇÃO: é uma condição de aceitação de uma realidade, seja ela em função da vontade de alguém, seja em função do destino. O problema da resignação está no comodismo, pois grandes ideias surgem justamente da busca por resolver algum problema existente, e pessoas resignadas tendem a não se mexer para mudar.

PELICA: consiste em uma pele de animal (podendo ser carneiro, cabrito...) que é usada para fabricar luvas e sapatos. No caso da luva, a expressão “bater-com-luvas-de-pelica” ficou famosa para respostas polidas a ofensas bastante grosseiras.

👉 E ainda mais para você: RAFEIRO



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

2 Comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!