Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (17)

Vocabulário

Ro-ro – este é nome dado ao tipo de carga que pode ser levada em um navio e que pode ser descarregada através de uma rampa, sendo dirigida, como automóveis, tratores, pequenos caminhões, etc. Nas linguagens técnicas do Brasil, é comum o uso destas abreviações com sílabalas iniciais. Outros exemplos são: flo-flo – cargas especiais em que o navio necessita ficar semissubmerso – e fofo – ferro fundido.

Partiu – o que se diz quando algo quebrou, ou quando alguém foi embora ou, nas viradas malucas da língua portuguesa, como um equivalente ao ‘partimos’ ao convidar alguém para ir embora.


Inefável - você já teve dificuldades em explicar o quanto gostou de algo ou se sentiu bem em determinada situação? O adjetivo inefável serve justamente para este fim.

Auto-de-linha – veículo utilizado pelas empresas do ramo ferroviário, com apenas um vagão, para a realização de serviços de manutenção, deslocamento de equipes, transporte de ferramentas, etc.

Selfie - é o nome abrangido pela nossa Língua para chamar as fotos de perfis das redes sociais, desde as tiradas em frente aos espelhos pelas capas de revista até as que são cortes de fotos com outras pessoas.

Fototropismo - É o crescimento ou movimento de um ser vivo de acordo com uma fonte de luz, geralmente solar. Ramos e folhas de vegetais geralmente crescem no sentido da fonte, ou seja, sofrem fototropismo positivo. Já as raízes, por crescerem em sentido oposto, sofrem fototropismo negativo.

Cacetinho - No RS, é o nome dado para um tipo de pão francês tradicional nas padarias gaúchas. Possui maciez limitada ao mesmo dia, o que pode justificar tal nome.

Malograr - é o verbo que indica o que sempre ocorre com as pessoas fracas, que não são determinadas, é fugir ou desistir no meio do caminho, frustrar-se.

Prólogo - é um texto introdutório de um livro ou revista, sendo um sinônimo de prefácio.

Marco ou forra - apesar de que cada um seja uma parte diferente em uma porta, de acordo com a região de nosso país, um ou outro termo é usado para designar a porção fixa à parede.

Metafísico - é o objeto de estudo de ciências humanas como a Psicologia e a Logosofia, sendo tudo aquilo que envolve o ser, seu interior e a existência em si.

Pera – fruta de sabor e consistência inigualáveis. Pode até ser parecida com uma maçã, mas é muito mais suculenta. Como o formato é muito parecido ao de uma pera, este é o nome de um tipo de ramal ferroviário em que o trem pode efetuar inversão de posição por marcha direta.

Pernicioso - é tudo aquilo que gera muitos males, é extremamente danoso.

Grimpa - nome que indica algo pontiagudo, sendo usado também para nomear galhos da araucária ou pinheiro-do-paraná. Os pinhões, sementes da araucária, são comumente preparados em sapecadas, que consistem em traçar fogo em grimpas entremeadas deles, no meio do mato mesmo. Ruídos engraçados, semelhantes a pequenos tiros podem ocorrer.

Tesoura - pode ser um instrumento de corte por cisalhamento de folhas, chapas metálicas, etc. E também é o nome popular entre carpinteiros para as treliças de madeira ou metal usadas nos telhados de casas e galpões. Cada madeira que as compõe recebe nomes curiosos, como asna, perna, pontalete, etc.







Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários