Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (X)


Você tem uma visão holística? 

Esfignomanômetro: é o aparelho usado por médicos e enfermeiros para a medição da pressão arterial. Deve seu nome à pressão manométrica, que é a diferença entre a pressão absoluta do sangue e a pressão externa.

Habromania: Assim como o excesso de tristeza é anormal, o de alegria também, sendo assim chamado.

Transcendental: Refere-se a fatos ou experiências místicas e sobrenaturais, como o Et de Varginha e outros exemplos. Porém, há um significado mais abrangente, que é de algo que se consegue abstrair e fica em nossas mentes, não fazendo parte de nossas experiências, incluindo os pensamentos vagos. Na Matemática, designa um conjunto de funções que não se enquadram nos grupos tradicionais (polinomiais, afins, trigonométricas, trigonométricas inversas, hiperbólicas, exponenciais e logarítmicas).

Holístico: Algo que dá preferência a uma análise do todo ao invés de se ater nas partes que o compõem.

Vade-mécum: Tradicionalmente, vade-mécum é a forma com que se chama um conjunto compacto de livros de Direito usado por advogados. Todavia, seu significado é mais abrangente, designando livro de conteúdo prático e formato agradável. Conforme a situação, se pode inferir que uma enciclopédia é um vade-mécum.

Explanação: Outra forma de se denominar explicação, vindo do verbo explanar, que também é sinônimo de explicar.

Lábaro: Termo famoso pelo Hino Nacional Brasileiro, significa bandeira, estandarte. – ‘O lábaro que ostentas estrelado

Vazão: A vazão indica que volume de um líquido escoa em um determinado tempo em uma canalização, sendo indicada por V/Δt, ou, para os físicos, dV/dt.

Rafeiro: Nome dado aos cães de fazendas que ajudam no trabalho com o gado. Uma das raças mais tradicionais nesta função é o border collie, cão de origem britânica, que é muito ativo, característica fundamental dos rafeiros. Os cães das raças pastoras também são muito bons nestas funções, que geralmente exigem médio e grande porte.

Palmar: Denomina, como adjetivo, algo referente a um conjunto de palmeiras, ou este próprio conjunto. Também indica o comprimento de uma palma, ou algo grandioso, excessivo.

Cristalino – Parte do olho, que consiste em uma lente biconvexa, atrás da pupila, com tamanho e forma aproximada a de um feijão. Ao contrário do que se costuma afirmar, o globo ocular é um conjunto de lentes, e não apenas o Cristalino. Usando outra comparação, é composto em camadas, como uma cebola. A diferença está na quantia: 22 000. Sua curvatura define o local de formação das imagens, gerando alteração no foco, e convergem na retina. Em deficiências visuais, as imagens convergem antes da retina (Miopia) ou depois (Hipermetropia).

Nanquim: É um tipo de tinta que muito foi usada em desenho à mão livre. Possui cor preta, sendo originária da China, produzida á base de carvão. A irreversibilidade do traço, após seco, é uma das características desta tinta.

Postar um comentário

0 Comentários