Algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa (XIII)

Uma boa quinanga é de grande serventia.

Bramar: Ficar furioso, emitindo em voz alta ruídos semelhantes aos de animais selvagens como tigre e onça. Bramar também significa acusar alguém de forma violenta.

Gótico: É o nome dado aos pertencentes à etnia dos Godos. Indica também um estilo arquitetônico, também chamado de ogival, que está presente em templos religiosos em todo o Brasil. Por último, gótico é um tipo de fonte usada até os dias atuais na escrita dos jornais na Alemanha.

Como quem diz: Clichê popular para indicar significado de palavra ou gesto que transmite mensagem indireta a si ou a outrem. É o símbolo mais cotidiano de expressão que mostra a plurissignificação da língua.

Encetar: Este é um sinônimo para o verbo iniciar, principiar ou experimentar.

Quinanga: É um tipo de balde de madeira em que os jangadeiros da região Norte costumam guardar seus mantimentos.

Hipiatria: Trata-se do setor da Medicina Veterinária que trata especificamente de equinos.

Dindinha: apelido carinhoso dado para madrinha em sacramentos religiosos. Mais antigamente, designava também mais um na centena de nomes que recebe a marvada pinga.

Membro’-de-Ferro: De acordo com a sabedoria popular, cada elemento do corpo que receber o complemento -de-ferro possui significados diferentes. Testa-de-ferro é um indivíduo que apenas empresta seu nome para a compra de algum bem ou na administração de alguma instituição. Já o Braço-de-ferro é um sujeito que comanda sua casa, seus negócios e até as rédeas de sua vida com pulso firme. Cabeça-de-ferro ou C*-de-ferro é aquele sujeito que se dedica incansavelmente aos seus estudos, privando-se por vezes de sua vida social, mas isto não indica que dela seja isento.

Capnófugo: Complemento na vestimenta ou estrutura que permite proteção contra a fumaça.

Repimpado: Sujeito em uma festa que se encontra muito à vontade, estando bem sentado e bem alimentado.

Fideicomisso: Trata-se de um compromisso disposto em testamento em que a pessoa que o redigiu deixa obrigações e compromissos que devem ser cumpridos por seu herdeiro e repassados às gerações seguintes.

Coadjutor: Consiste em outra forma de denominar alguém que atue apenas como coadjuvante em determinada atividade.

Incuso: Adjetivo dado para moeda ou medalha que contém gravuras ou inscrições em apenas uma das faces.

Gaudério: No sul do país, ser gaudério é cultivar as tradições e ser hábil nas lides campeiras, trabalhando com alegria em meio à Natureza. Todavia, o termo gaudério, em suas raízes, não possuía tal significado, sendo um adjetivo para pessoas sem ocupação ou que viviam de forma teatina.

Proficiente: É a característica de quem possui perfeito conhecimento sobre determinado assunto, e que pode discutir ou executar determinada tarefa com maestria. Uma pessoa proficiente é perfeitamente competente no que faz.
 


  

>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários