O círculo - saiba mais sobre esse filme!

 Arte

 

    Quando vemos as transformações que nosso mundo passa em função da tecnologia, podemos olhar sob uma ótica otimista, já que problemas antes impensáveis de se resolver se tornam mais simples, mas outros dilemas de privacidade e disseminação de informações falsas podem surgir.

 

O filme "O Círculo" está inserido nesse contexto de um mundo imerso na tecnologia, e ela está inserida nas pessoas. Vamos saber mais sobre essa dica para seu próximo final de semana?

 

Protagonistas de "The Circle"

[Cartaz do filme “O Círculo”. Imagem: Trabalho em Família | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os últimos na terra

 

» O primeiro longa-metragem gravado em órbita

 

» Os curiosos ovos Fabergé

 

DETALHES DO FILME - FICHA TÉCNICA

 

Ano: 2017.

Duração: 110 min.

Direção: James Ponsoldt.

Título em inglês: The Circle.

Gênero: Drama.

Países de origem: Estados Unidos da América e Emirados Árabes Unidos.

Inspiração: livro "O Círculo", de Dave Eggers.

Protagonista: Mae, interpretada por Emma Watson.

 

O SONHO DE MAE

 

Mae (como nome em inglês, seria algo como "Mei") é uma universitária que sonha em trabalhar na maior empresa de tecnologia do mundo. Na estória, essa empresa é O círculo.

 

Eamon Bailey foi o fundador dessa empresa e criou um produto chamado SeeChange, que é uma câmera que permite que usuários compartilhem suas vidas com o mundo.

 

A CONTRATAÇÃO

 

Por meio de sua amiga Annie (Karen Gillan), ela consegue entrar na empresa. É um deslumbramento, já que era um lugar novo, com aquele aspecto típico de empresa com espaço para lazer e se duvidar até piscina de bolinhas.

 

Após o primeiro final de semana, Mae é questionada sobre suas atividades de fim de semana. Seus colegas falam de atividades na empresa aos finais de semana, não obrigatórias, mas que ela nem ligou para os convites.

 

Nesse primeiro momento, ela não está em sintonia com o mundo hiperconectado. Ela ainda faz atividades normais e até privativas. Mae visita os pais (Glenne Headly e Bill Paxton), passeia de caiaque e mantém a proximidade com o amigo de infância/pretendente Mercer (Ellar Coltrane).

 

OS NOVOS TEMPOS DE MAE

 

Já dentro da empresa, vemos o surgimento dos produtos tecnológicos e lançamentos. Isso ocorre na figura do fundador, Eamon Bailey, fundador e líder carismático da companhia, vivido por Tom Hanks.

 

Integrando-se à empresa e desligando-se das suas atividades antigas, ela entra num projeto especial da empresa onde teria a vida monitorada e transmitida praticamente 24 h, exceto momentos de uso de banheiro.

 

Isso a afastou do pretendente, dos pais e amigos próximos. Por outro lado, a imersão no mundo tecnológico a fez engajar e até passar a ver as ferramentas de monitoramento como a solução para o mundo.

 

SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

 

Interesses perigosos e cada vez menos privacidade para as pessoas vão sendo abordados. O uso de plataformas particulares para fins de governo é abordado.

 

Num uso mais extenso, as novas ferramentas do Círculo estavam tão avançadas a ponto de permitirem descobrir qualquer pessoa do mundo em segundos. Isso foi usado, no filme, para identificar uma pessoa que havia cometido um crime. Numa segunda demonstração, o objetivo foi atingido de novo, mas a consequência foi trágica.

 

DESFECHO 

 

No filme, a protagonista sofre um choque e tenta se alhear ao que antes buscou. Para tentar findar seu mal, usa uma ferramenta que seria como o-feitiço-contra-o-feiticeiro, a transparência para quem não é transparente.

 

TRAILER

 

Confira abaixo o trailer desse filme:

 

 

[Trailer de “O Círculo”. Vídeo postado por usuário do Youtube]

 

FAZENDO ARTE COM PALAVRAS

 

Com palavras podemos fazer arte das mais diferentes formas, na escrita, nos filmes e também fazer da palavra a imagem. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda mais disso na arte de James Cook:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 James Cook e as palavras que viram imagens

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários