Arte
Um conjunto de ovos, chamados de Ovos Fabergé, são uma raridade russa, com muita história. Vamos saber um pouco mais sobre esses valiosos ovos?
[Veja que é um ovo e uma obra-de-arte. Imagem: Opsa / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Você sabe o que são Easter Eggs na tecnologia?
» Você sabe o que é um czar? Conheça esse e outros nomes de governantes
» Saiba mais sobre coelhos (até os que não são da Páscoa)
O QUE SÃO OS OVOS FABERGÉ?
Entre os anos de 1885 e 1916, foram produzidos cerca de cinquenta ovos decorativos com ouro e pedras preciosas. Eles foram criados pelo relojoeiro russo Peter Carl Fabergé, cuja família já era tradicional na área de joias, sendo seu pai o alemão Gustav Fabergé.
Os ovos Fabergé fizeram Peter Carl ficar muito famoso e expandir seus negócios, inclusive fora da Rússia. Alguns acham que são obras-primas o que Fabergé criou, sejam os ovos, sejam outras joias, assim como outros críticos consideram que haja excesso de informação.
POR QUE ESSES OVOS FORAM FEITOS?
Peter Carl Fabergé criou o primeiro ovo Fabergé para que o czar russo Alexandre III presenteasse sua esposa, Maria Feodorovna. Não era uma ideia fazer por outras páscoas, mas isso mudou e novos ovos surgiram. Todos os anos foram sendo encomendados novos ovos e, com a morte do czar, o filho Nicolau II deu continuidade à tradição então criada.
OS MAIS RECENTES ENCONTRADOS
Em julho de 2022, noticiou-se que autoridades estadunidenses encontraram um suposto ovo Fabergé em um iate de um oligarca russo. A descoberta ocorreu após as sanções feitas em função da invasão à Ucrânia e a guerra que ainda perdura.
A CURIOSIDADE E O VALOR DESSAS PEÇAS
Os ovos Fabergé são uma peça antiga, rara e por si só seriam itens muito valiosos. Outro fator que contribui é que nem todos os ovos que existem são conhecidos e estão disponíveis no mercado ou em mãos certas, tornando-o itens ainda mais raros. De acordo com a revista Exame, o valor está girando na casa dos US$ 33.000.000,00 (trinta e três milhões de dólares).
Nem todos os ovos são conhecidos também por motivos políticos históricos. A revolução bolchevique, que tirou a dinastia czarista do poder, também eliminou tradições e elementos do governo anterior, como a relojoaria de Fabergé e, possivelmente alguns desses ovos...
QUANDO AS LOJAS TENTAM VENDER COISAS QUE NÃO SÃO OVOS...
Falando em avaliações, você certamente já viu (atualmente) algumas propagandas fora de contexto de lojas de calçados, roupas ou outros itens que não tem a ver com símbolos de Páscoa tentando vender presentes que não sejam ovos, nessa mesma época. No caso dos ovos Fabergé, era peça de relojoeiro, mas não deixava de ser um ovo...
Já que tocamos em cifras, é bem interessante pensar que sejam ovos de Páscoa, e com surpresas dentro (outros ovos, anéis, galinhas de ouro, etc.). O ovo mais caro, pelas cotações atuais, é o chamado “Terceiro ovo de Páscoa Imperial”, presente do czar russo Alexandre III para a esposa Maria Feodorovna.
FALANDO DE OVOS DE PÁSCOA?
Você sabe quais são os significados desses símbolos? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, relembramos essa tradição pascal, explicando sobre sua ligação com o significado cristão da data:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 O que os coelhos e os ovos têm a ver com o significado cristão da Páscoa?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!