Vizov – o primeiro longa gravado em órbita

 Arte

 

Há alguns anos, grandes potências se digladiaram nos mais diferentes campos, do ideológico ao tecnológico, quando aconteceu a corrida espacial. Esse período teve novos desdobramentos, como as primeiras viagens de turismo espacial e até mesmo gravações para o cinema. Vamos entender melhor?!

 

Muito realismo em um filme: gravado no espaço mesmo

[Cartaz do filme Vizov, em russo. Imagem: kosmosnews | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Significado da bandeira da Rússia

 

» O que foi a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas?

 

» Da chegada do homem à Lua até o dia do amigo

 

A GUERRA FRIA

 

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico entre os Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, representantes máximos do Capitalismo e do Socialismo, respectivamente. As duas potências nunca se digladiaram diretamente, mas apoiaram aliados e se envolveram indiretamente em conflitos armados. Dentre os conflitos armados de 1947 a 1991, pode-se citar a Guerra da Coreia, Crise dos mísseis em Cuba e a Guerra do Vietnã.

 

Considera-se historicamente, que a Guerra Fria acabou com a URSS, em 1991. Apesar disso, tensões que envolvam a Rússia e Estados Unidos costumam ser associadas a esse período histórico, visto que a Rússia era a maior parte da URSS.

 

Recentemente, um filme russo foi feito rapidamente, antecipando-se a um projeto estadunidense liderado por Tom Cruise, com envolvimento da SpaceX de Elon Musk. Em abril de 2023, Vladimir Putin chegou a comemorar que os russos teriam sido novamente os primeiros, visto que Moscou enviara o primeiro homem ao espaço em 1961.

 

Tom Cruise e o diretor Doug Liman estão envolvidos no projeto estadunidense, não mais pioneiro. Além da SpaceX, também existe colaboração da Nasa.

 

O FILME "GRAVIDADE", DE 2013

 

Um filme que é muito lembrado com o tema "espaço" é "Gravidade", de 2013. Nesse filme, a personagem de George Clooney (Matt Kowalski) é um astronauta que vai realizar o conserto do telescópio Hubble junto com a personagem de Sandra Bullock (Dr.a Ryan Stone).

 

Eles foram surpreendidos pelo ataque de um satélite por um míssil russo, que gerou destroços e fez com que fossem jogados no espaço. Sem chance de apoio da Nasa, precisaram encontrar formas de sobreviver em um ambiente inóspito para o ser humano.

 

A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL

 

A Estação Espacial Internacional (ISS) é ocupada por astronautas de mais de uma nacionalidade. Lá existem três estadunidenses, dois russos, um japonês e um francês.

 

A GRAVAÇÃO DE VIZOV

 

O filme russo que citamos há pouco é Vizov (ou "The Challenge" em inglês). Ele estreou nos cinemas russos em 20 de abril de 2023 e traz como pano de fundo a corrida espacial durante a Guerra Fria. A história é de uma cirurgiã que foi para a Estação Espacial Internacional operar um cosmonauta ferido.

 

Uma atriz e um diretor foram enviados para a Estação Espacial Internacional e permaneceram lá por doze dias para as gravações, sendo o primeiro longa gravado no espaço. As gravações aconteceram em 2021.

 

Konstantin Ernst, chefe do Pervy Kanal (um dos promotores do filme, um canal estatal) disse que o filme "Gravidade" é uma referência para a equipe de Vizov. Apesat disso, Ernst ressaltou que seu filme é mais do que efeitos especiais, mas uma gravação no espaço, com muito mais realismo. Além do Pervy Kanal, participou da co-produção a agência espacial russa Roscosmos.

 

Uma das ideias do filme, destacadas pelo projeto, era a de glorificar a profissão de cosmonauta. O termo "cosmonauta" é difundido na Rússia, tendo significado similar a astronauta, termo mais usado nos Estados Unidos.

 

Foram três cosmonautas reais envolvidos no filme, o que lhe traz bastante autenticidade. Após as trinta horas de gravações, o resultado foi de 50 min de filme.

 

As cenas foram registradas no módulo russo da Estação Espacial Internacional, com 230 m3. Ele fica a cerca de 400 km da Terra.

 

Além dos cosmonautas, a atriz russa Yulia Peresild, 37, fez parte das gravações. Sua participação veio após os testes de elenco em novembro de 2020.

 

Ela é um dos principais nomes da indústria cinematográfica do país. Yulia e o diretor precisaram fazer testes físicos e psicológicos destinados à aptidão espacial. O experiente cosmonauta Anton Shkaplerov auxiliou Yulia e seu diretor Klim Shipenko.

 

Vizov foi o primeiro longa gravado no espaço, mas não a primeira gravação por lá. Em 2002 houve um documentário narrado por Tom Cruise e em 2012 um curta feito pelo empreendedor e turista espacial Richard Garriott.

 

CONFIRA O TRAILER DO FILME

 

Confira o trailer de 'Vizov' a seguir:

 


[Trailer de Vizov. Vídeo postado por usuário do Youtube]

 

O trailer traz um pouco do que é o filme: a cirurgiã Zhenya (Yulia Peresild) faz uma cirurgia cardíaca em um cosmonauta doente. Essa cirurgia acontece no espaço porque não há condições de ele retornar à Terra para tratamento. Esse paciente não é ator, mas o cosmonauta Oleg Novitskiy.

.

 

O PIONEIRISMO DA SPUTNIK

 

Putin comemorou Vizov também, mas esse não foi o primeiro pioneirismo russo no espaço. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente relembra sobre o que foi Sputnik:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Sputnik, no passado e no futuro

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários