Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (24)

Língua Portuguesa


MODÉSTIA ÀS FAVAS: Esta é uma expressão adorada pelo pessoal do TSE, sem falsa modéstia. O termo em si consiste em não se vangloriar, ou seja, ser modesto, diante de algo grandioso, pois favas são vagens de grande tamanho. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/11/ModestiaAsFavas.LOL.Trollar.Vocabulario.html
[Imagem: Tertúlia de sabores]



PENAL: Em seu sentido mais arcaico, esta palavra é um sinônimo para estojo escolar, onde em tempos remotos se usavam penas ao invés de lápis e canetas 🖋. Nesse significado, o termo é bastante usado em cidades catarinenses e mineiras, na capital paranaense e em outros locais do Brasil. Partindo para o Direito, refere-se à disciplina relacionada às penalidades a serem cumpridas em função de determinados atos praticados pelo cidadão.

TROLLAR: significa inflamar discussões sem motivo, fazer brincadeiras e zoações com os outros, principalmente na web. O termo teve origem em criaturas mitológicas, os ogros Trolls, passando pelo inglês na década de 1970 e, atualmente, tomou conta do vocabulário brasileiro.

TRAÍRA: nem sempre é tão ruim assim! Quando peixe, pode ser pescado e saboreado em todo nosso país. Vive em água doce e é carnívoro, alimentando-se de outros peixes e insetos. Agora quando pessoa... alguém traíra rompe com algo precioso e difícil de consertar, que é a confiança.

LOL: assim como trollar e outras expressões, também foi incorporada ao vocabulário dos internautas que falam português brasileiro, pela comodidade em falar bastante com apenas três letras... Significa algo como rindo muito alto (laughing out loud), sendo mais uma opção aos tradicionais rsrsrs, kkkkk e ashuashuahuashua 🤣.

PERFÍDIA: é a característica de quem é pérfido (ou desleal). No hino da independência, podemos ouvir o seguinte verso: “Da perfídia, astuto ardil”, onde grilhões (celas ou correntes para aprisionar) tentaram amarrar o povo brasileiro!

👉 E ainda mais para você: Quadratim



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários