Morango

Ciência & Saúde

“E digo o que ela significa pra mim
Ela é um morango aqui do Nordeste
Tu sabes não desisto sou cabra da peste”

Famoso por seu sabor e sua beleza, inspirando até mesmo os compositores musicais, o Morango é um fruto de origem europeia, (na verdade, não só um, mas um fruto múltiplo), da família das rosáceas, cujo nome científico do morangueiro é Fragaria spp. Compõe um grande conjunto, das chamadas ‘frutas vermelhas’, se destacando por conter boa quantidade de vitamina C, bem como A, E, B5 e B6. 

Lindos morangos
[Imagem: Saúde e dica]

» Milho

Os principais benefícios para a nossa saúde ao consumi-lo são o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda no bom funcionamento do sistema digestório e na cicatrização de ferimentos, ação anti-inflamatória, entre outros.

     E, para ter um morangueiro em casa, não é algo difícil. Pelo contrário: é uma das espécies mais fáceis de cultivar, mesmo na varanda de um apartamento. O morangueiro é uma herbácea perene, rasteira, cujas folhas possuem três folíolos e suas flores são brancas e pequeninas.

    Existem dois tipos de morangueiros: os remontantes - de crescimento contínuo entre junho e outubro, devendo ser plantados na primavera - e os não-remontantes - que produzem apenas uma vez por ano, durante o outono, e devem ser plantados no final do verão. Os morangueiros murcham no outono, mas rebrotam ao chegar da primavera. As únicas exigências fundamentais do morangueiro são uma boa incidência solar, com bastante luz, a umidade adequada, pois estas plantas não toleram extremos (terra seca ou muito úmida).

    Para colher o morango do pé, lá surge outro trabalho delicado, visto que qualquer arranhão ou amassado é capaz de estragar de forma ainda mais acelerada. Se deve colhe, preferencialmente, apenas os morangos que estiverem bem vermelhos. O ideal seria que, mesmo passando por refrigeração, o consumo se desse, no máximo, três dias após a colheita.

Língua de morango
[Imagem: Num te ponhas]
Infelizmente, haja vista os ataques por pragas facilitados por ser uma planta rasteira, que também costumam acelerar o apodrecimento, os plantios comerciais passam por aplicação de agrotóxicos, precisando passar por soluções caseiras de limpeza (como água com limão) antes do consumo. Ou, se estiver disponível, se deve preferir os advindos de plantios orgânicos devidamente certificados.


Assim como o amendoim, a pimenta e outros tantos outros, o morango é considerado afrodisíaco, sendo nome de marcas e produtos como roupas íntimas, entre outros. Em iogurtes e bebidas lácteas, é um dos sabores mais difundidos, estando predominante ou totalmente presente nos conjuntos de bandejas. Além destes, os mais novos lançamentos em iogurtes vêm com pedaços e calda da fruta, o que os deixa ainda mais saborosos.







Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários