Ciência & Saúde
Treinar na academia é um desafio de força e persistência. Não se faz resultados com apenas um dia em anos, ou poucos treinos por semana. Por outro lado, você não pode começar hoje e amanhã fazer supino com 70 kg de carga, sob pena de se lesionar.
Pensando ainda na questão da carga e intensidade, outra armadilha é o treino fofo. Não, esse não é aquele treino que você faz tirando selfie com seu pet ou seu ursinho de pelúcia, mas a forma como conduz seu treino. Quer saber mais? Siga com a gente!
![]() |
|
[Ela certamente não treina fofo. Imagem: Sabel Blanco / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Adução e abdução - Cada um entende diferente.
» O agachamento vai aumentar meu bumbum?
» Ir à academia sem comer faz mal?
O QUE É O TREINO FOFO?
A gíria do treino fofo se refere àquela rotina que não gera mudanças significativas no desempenho físico de quem treina. São cargas baixas ou poucas repetições, fazendo ser muito fácil completar aquele treino.
Em treino físico, não vale o melhor-feito-do-que-perfeito. Pode-se pensar isso quando o hábito de ir à academia ainda não está consolidado em você, mas não pode ser uma rotina eterna.
O QUE LEVA AO TREINO FOFO?
Um dos motivos é estar começando, mas existem outros. Ir cansado ou sobrecarregado de atividades pode impactar o nível de carga utilizado.
Tempo curto para ir treinar influencia, e há quem mencione também os dias mais frios. Outro elemento importante é ter acompanhamento profissional certo.
O QUE ACONTECE COM TREINO FOFO RECORRENTE?
A longo prazo, gera estagnação nos resultados. Isso pode até desmotivar e afastar quem queria treinar antes.
Treinando sempre abaixo da intensidade possível:
• Falha a hipertrofia, pois a falta de intensidade impede o estímulo ao crescimento do músculo.
• O gasto calórico é inferior ao desejável, não ativando tanto o metabolismo e impactando no emagrecimento.
• Sem sobrecarga suficiente, não melhoram a resistência ou força, não melhorando o condicionamento.
Ou a pessoa pode acreditar que treinar fofo não seja problema, ou pode ter falta de acompanhamento profissional. Isso é bem comum para pessoas que acreditam ser possível fazer treinos em casa apenas com vídeos de internet.
COMO EU SEI QUE MEU TREINO É FOFO?
Uma grande dica é aquela velha máxima de que quando você acha que está bom, está fazendo errado. Além disso, se você consegue conversar tranquilamente após correr, caminhar ou pedalar, não chegou à máxima intensidade.
Outro sinal é a falta de o músculo "cansar", "queimar" ou outros sinônimos para a fadiga muscular pós-treino. Se ela não acontece, você pode não ter exigido o suficiente dos músculos.
Não é recomendável fazer baixo descanso entre as séries por prejudicar o desempenho entre elas, mas esse descanso não pode ser longo demais. Conseguir mais repetições do que o previsto sem se cansar é sinal de carga baixa.
DICAS PARA EVITAR ESSE TREINO FOFO
Vejamos cinco dicas para ajudar você nisso:
1. Aumente a carga: converse com o instrutor ou personal para aumentar a carga em prazos de quinze dias a um mês, conforme seus objetivos.
2. Planeje sua atividade: já saiba o que vai treinar e como vai fazer antes, seja academia, muay thay, crossfit, pilates ou outro treino. Isso ajuda a desenvolver o comprometimento e evita ficar perdido.
3. Tenha companhia ou observe as outras pessoas: o ser humano tenta parear seus comportamentos com os próximos: ao ver uma pessoa que treina mais pesado do que você, isso instiga a aumentar repetições, subir carga ou melhorar postura, executando melhor um exercício.
4. Variação: converse com seu instrutor para pensar na periodicidade de troca de treino. Quando seu atual treino não gera fadiga muscular nem aumenta a frequência cardíaca, você não está saindo da sua zona-de-conforto, mesmo tendo progredido carga.
5. Sempre tenha acompanhamento: o profissional vai ajudar a entender se a carga é pequena, fofa ou se está sendo desafiadora, e ajudar no ajuste. Dicas de como alterar o movimento, corrigir postura e outras serão valiosas.
FALANDO EM MUAY THAI
Além da academia, esportes como o Muay Thai também possuem formas de progressão de esforço. Entenda as origens e como ele funciona 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Você sabe como é o Muay Thai?
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!