Esportes
O Muay Thai ou boxe tailandês é um tipo de luta que vem ganhando vários adeptos no Brasil. Os treinamentos trazem vários benefícios como o emagrecimento e ganho de massa muscular, combate ao estresse ou mesmo a melhoria do autocontrole.
Que tal entender como o Muay Thai funciona? Se você se empolgar, pode ser que encontre alguma academia ou um centro especializado de treinamento perto da sua casa. Há treinamentos para homens, mulheres e crianças.
![]() |
[Mulheres são praticantes de MMA. Imagem: Cerrado MMA | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Um guia para iniciantes no paraquedas
» Pole dance: corpo, mente e sensualidade
» As corridas noturnas ou night runs
OS BENEFÍCIOS DO MUAY THAI
Há inúmeros benefícios para o corpo e mente que justificam a procura. É preciso ter disciplina e postura, aspectos que fazem desenvolver o autocontrole. Como toda atividade física, melhora o condicionamento físico e permite ganhar massa muscular.
O emagrecimento é uma grande vantagem: em uma hora de aula, perde-se de 600 a 900 kcal, podendo passar de 1000 kcal, conforme a intensidade do treino, resistência, idade e biotipo do praticante.
Além disso, cita-se outros benefícios:
• Ajuda na autoestima.
• Aumenta a flexibilidade.
• Permite saber técnicas de defesa pessoal.
• Melhora a musculatura das pernas, panturrilha, quadris, braços e peitoral.
• Alivia o estresse.
Para que esses benefícios sejam maximizados, o aluno (seja ele amador ou atleta) deve expor quaisquer condições médicas ao seu treinador. Com isso, ele vai fazer um treinamento individualizado.
Os alunos devem atentar ao tempo certo dos exercícios. Outro ponto importante é saber o momento de descansar.
A LUTA DAS OITO ARMAS
É comum confundir o muay thai com kickboxing, mas o que diferencia os dois é, por exemplo, a cotovelada, presente no boxe tailandês, mas não no kickboxing, e outras regras da competição, como o clinch (ação de segurar a cabeça do oponente), que no kickboxing só pode usar o joelho uma vez. Existem algumas semelhanças, apesar desses aspectos citados.
A história do muay thai começou há cerca de dois mil anos, quando agricultores queriam se defender em guerras e invasões na Tailândia. Para evitarem ferimentos graves, esses agricultores deixavam suas espadas e punhais de lado nos treinos, focando nos golpes com o próprio corpo.
Costuma-se dizer que o muay thai simboliza a "luta das oito armas", isto é, as oito partes do corpo usadas nos golpes: os dois punhos, cotovelos, joelhos e a combinação de duas canelas com dois pés. Usando essas "armas", na luta se ataca com: punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. Já a defesa é com movimentos de bloqueio.
Pela intensidade e pelo impacto, equipamentos de proteção são fundamentais. Isso garante a integridade de quem pratica.
O PRAJIED
Indo novamente para o lado histórico, conta-se que quando as mães levavam os filhos para a guerra, amarravam cordas com cores no braço e na cabeça dos filhos, orando aos deuses budistas e pedindo que eles voltassem bem. Essa corda hoje é conhecida por vários nomes, como kruang, paprachiat ou prajied.
O prajied simboliza, hoje, a hierarquia de conhecimento e treino dentro do esporte. A corda num dos braços representa a graduação, que pode ser:
• Grau branco. ⚪
• Grau branco com vermelho. ⚪🔴
• Grau vermelho com azul claro. 🔴🔵
• Grau azul claro. 🔵
• Grau azul claro com azul escuro. 🔵🟦
• Grau azul escuro (instrutor). 🟦
• Grau azul escuro com preto (instrutor máster). 🟦⚫
• Grau preto (professor). ⚫
• Kruang preto e branco (mestre). ⚫⚪
• Kruang preto, branco e vermelho (grão mestre). ⚫⚪🔴
Antes do prajied, quando o muay thai começou no Brasil (em 1979), usava-se uma faixa na cintura como graduação. Depois viria a ser usado o prajied no braço esquerdo, do lado do coração, com as cores que se adotava na faixa.
Tendo graduação azul escura, e com autorização da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), pode-se ser um instrutor e dar aulas. Depois disso vêm os graus ainda mais avançados e que também têm essa prerrogativa.
A graduação criada no ocidente é usualmente a usada no Brasil, que são as cores da bandeira da Tailândia mais a cor preta. Já no Oriente usa-se outras cores como verde, marrom, amarelo, prata e ouro, também vistas em alguns centros de treinamento do Brasil.
OUTROS EQUIPAMENTOS
Além do prajied, outros equipamentos e objetos fazem parte do esporte. Uma boa luva é muito importante para proteger os dedos, mãos e punhos. Antes delas, o lutador pode usar bandagens para ficar ainda mais protegido.
Para os iniciantes, caneleiras são indicadas. No caso de luta de ringue, são necessários protetor bucal, cotoveleira, protetores genitais e, em treinos com sparring (simulação de luta real), capacetes.
Outros recursos importantes são o saco de pancadas e o thai pad. Para vestimenta, varia conforme a academia ou centro de treinamento: alguns podem ter camisetas e regatas próprias, enquanto outros serem com uso de roupas leves e top, além de shorts.
TODO O MUNDO VAI TREINAR COMO ATLETA?
Nem todos que vão para a academia querem hipertrofia, nem todo estudante busca a excelência na faculdade, e nem todo o mundo que vai treinar quer a intensidade de um atleta. Os atletas serão uma pequena parcela do todo, que pode servir para motivar e puxar os demais.
Mesmo para quem não for ser atleta, cuidados são importantes. Falta de técnica causa lesões. A intensificação dos exercícios naturalmente vai ocorrer e acompanha as graduações dos alunos.
Já para o atleta que compete, vai haver muita corrida, condicionamento físico e treino técnico. Os atletas costumam correr 10 km por dia, praticar no thai pad (aparadores de chute), nos sacos de pancada e com o sparring.
Eles precisam ter um cuidado forte com a dieta, pois tendem a perder muita massa corporal e líquidos. Acompanhamento nutricional é fundamental.
O DIA DO MUAY THAI
Em todos os dias 17 de março é comemorado mundialmente o dia do Muay Thai, e dia do Nai Kahnon tom. Nesse dia, é feita uma reunião de KRU do mundo inteiro - o maior Wai Kru mundial, na cidade de Ayutthaya, Tailândia.
É um dia festivo em Ayutthaya, com apresentações de Muay Boran e lutas de Muay Thai. Também são feitas tatuagens gratuitas ligadas a esse tema, vendidos diversos produtos de muay thai ou da cultura tailandesa. Ao final da noite, ocorre uma fantástica apresentação com elefantes e uma simulação histórica das batalhas e de toda história que envolveu esse Nak Muay.
Essa data tem a ver com a história do chamado pai-do-muay-thai. Nai Khanom tom foi prisioneiro de guerra capturado pelos Birmaneses quando Ayutthaya fora saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista (1767 d.C.).Em 2317 do calendário budista (1774 d.C.), o Rei Birmanês, Angwa, quis realizar uma comemoração para o Grande Pagoda (entidade religiosa), na maior cidade no período, Rangoon.
Lutas estavam envolvidas nas comemorações. Bons nak muay (lutadores de muay thai) foram chamados para lutar contra os lutadores birmaneses. Em 17 de março daquele ano, Nai Khanom tom lutou e derrotou dez lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso entre as lutas. Foi a primeira vez que o muay thai foi utilizado em uma competição fora da Tailândia, e isso o levou a ser sempre lembrado.
SE O LUTADOR OU LUTADORA DE MUAY THAI PRECISA CORRER TAMBÉM
Vimos que treinos para atletas, ou mesmo na graduação de alunos, há exercícios de corrida. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente fala sobre um detalhe importante dentro das corridas, que deve ser monitorado por cada corredor - o pace:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Corredor: descubra o que é o pace
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!