Ir à academia sem comer faz mal?

por - segunda-feira, novembro 18, 2019

Ciência & Saúde


Muitas pessoas vão à academia com o objetivo de emagrecer e, com isso, vão fazer seus exercícios logo de manhã, em jejum. Assim, elas não ganhariam massa corporal e ainda perderiam calorias com os exercícios. Funcionando assim, seria algo ótimo, não é mesmo?

Mas há algumas questões que vão além do emagrecimento. Exercícios em academias promovem inúmeros benefícios, como fortalecimento muscular, correção postural, melhoria da capacidade respiratória, bem-estar, etc.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/11/AcademiaEmJejum.Saude.html
[Imagem: tacofleur/Pixabay]



Assim, você não deve pensar na academia como o lugar de emagrecer, mas de ganhar saúde. Suas questões com a balança devem ser resolvidas à mesa.

ENERGIA PARA O EXERCÍCIO - QUEBRANDO O MITO


Assim como um veículo, você precisa de combustível para se movimentar. De tanque vazio, é pane seca na certa. Passadas oito horas só gastando energia sem repor, durante o sono, é fundamental tomar café-da-manhã.

Esse café-da-manhã precisa conter alimentos leves, com poucas proteínas, sucos, pão e fruta, privilegiando os alimentos mais fáceis de se digerir. Ou, a refeição que for recomendada pelo(a) médico(a) ou nutricionista. Feita a refeição, o corpo ganha glicogênio, combustível para o exercício.

Tendo energia, os exercícios serão feitos adequadamente. Outro aspecto importante é que não será consumida massa muscular ao invés de glicogênio ou mesmo gordura. O corpo dá sinais de maior cansaço porque, assim como digerir proteínas é mais difícil, consumi-las para obter energia também o é, e o corpo não gosta de fazer isso.

HAVERIA ALGUM CASO RECOMENDADO PARA FAZER JEJUM?


Segundo um especialista entrevistado pela rede britânica BBC, há um caso em que fazer jejum pode ajudar o condicionamento físico. Mas isso não vale para as pessoas comuns que frequentam as academias.

Para super-atletas, o jejum seria uma condição a mais que desafiaria a melhoria de desempenho. Submetidos ao treino intenso e ao jejum, poderiam se tornar ainda melhores.

Todavia, esse não é o caso da grande maioria da população. Por isso, 99 % das vezes vale a máxima de não pular a-refeição-mais-importante-do-dia.


👉 E ainda mais para você: Adução e abdução


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