O Código Internacional de Sinais (CIS) e as bandeiras náuticas

 Curiosidades

 

Além da comunicação por sinais e pela fala, o mundo da navegação também conta com um recurso a mais: o Código Internacional de Sinais (CIS). Ele é mantido, mesmo que as embarcações atuais tenham rádios transmissores e outros recursos, pois eles ainda assim podem falhar, enquanto que a segurança não pode.

 

Vamos entender como funciona?

 

Bandeiras náuticas transmitindo mensagem

[Bandeiras do CIS em navio. Imagem: FS Yachts | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O primeiro filme brasileiro e a história do cinema nacional

 

» Marinha do Brasil: uma síntese histórica

 

» Sabe o que é uma presiganga?

 

BANDEIRAS = SÍMBOLOS = MENSAGENS OU LETRAS

 

A partir de bandeiras, um barco pode emitir um alerta ou pedir ajuda a outro. Há mensagens individuais a cada bandeira (exceto a "R") ou elas representam as letras do alfabeto, em número de vinte e seis no formato quadrangular. Já as bandeiras numéricas são dez, na forma náutica ou galhardete.

 

Além delas, existem bandeiras suplementares. Há três cornetas substitutas e um galhardete de separação para ser içado antes da resposta a uma mensagem recebida.

 

NATO - OTAN - demonstra os vários códigos náuticos

[Bandeiras do CIS. Imagem: OTAN | Reprodução]

 

 

O QUE SIGNIFICA CADA BANDEIRA?

 

O significado de cada uma das bandeiras é indicado a seguir:

 

- A - Alfa: Possuo um mergulhador na água. Fique afastado e em baixa velocidade.

 

- B - Bravo: Estou manejando carga perigosa (carga, descarga e transporte).

 

- C - Charlie: Afirmativo, sim, concordo ou ainda "O grupo anterior deverá ser interpretado na forma afirmativa"

 

- D - Delta: Estou manobrando com dificuldade, logo, você deve se manter afastado.

 

- E - Echo: Estou guinando para Boreste (à direita).

 

- F - Foxtrot: Estou à matroca (sem rumo); comunique-se comigo.

 

- G - Goalf: Solicito prático (que é um profissional relacionado ao mundo da navegação e carga/descarga em portos). Se é uma área de pesca, significa que estão sendo arrastadas redes.

 

- H - Hotel: Nesta embarcação há prático a bordo.

 

- I - India: Estou guinando para Bombordo (à esquerda).

 

- J - Juliett: Mantenha-se longe porque tenho incêndio a bordo, carga perigosa a bordo ou vazamento dessa carga perigosa.

 

- K - Kilo: Desejo comunicar-me contigo.

 

- L - Lima: Pare imediatamente seu navio.

 

- M - Mike: Meu navio está parado e sem seguimento.

 

- N - November: Não, resposta negativa ou "O grupo anterior deve ser interpretado na forma

negativa", ou seja, considere negativas as mensagens das bandeiras anteriores.

 

- O - Oscar: Há um homem ao mar.

 

- P - Papa: No porto, todas as pessoas que fazem parte da tripulação devem regressar a bordo porque o navio vai sair. Nas águas: Minhas redes estão presas numa obstrução.

 

- Q - Quebec: O estado sanitário deste navio é bom e peço livre prática.

 

- R - Romeo: não tem significado isoladamente. É a única letra que precisa estar combinada com outras para uma mensagem.

 

- S - Sierra: Minhas máquinas estão dando atrás.

 

- T - Tango: Mantenha-se afastado pois estou arrastando rede em paralelo.

 

- U - Uniform: Você está se dirigindo para um perigo.

 

- V - Victor: Solicito auxílio.

 

- W - Whiskey: Solicito assistência médica.

 

- X - X-ray: Suspenda o que está fazendo e observe meus sinais.

 

- Y - Yankee: Estou arrastando a âncora.

 

- Z - Zulu: Solicito rebocador. Quando a bandeira é usada em áreas de pesca, significa que a embarcação está lançando redes.

 

Quando você viu esses significados, deve ter estranhado o que seriam Alfa, Bravo, ...  e Zulu. Esse é o alfabeto fonético da OTAN, usado para comunicações militares e radiofônicas amadoras desde 1956.

 

QUANDO FOI CRIADO?

 

A International Maritime Organization (IMO) é a responsável pelas versões atuais desse código, fruto de mudanças e adaptações que ocorreram na navegação em séculos. Há versões que ultrapassam a virada do século XXI, como a quinta edição (de 2005), com publicação impressa ou em pdf dessa edição em 2022. A IMO comercializa o acesso ao pdf com os códigos.

 

PENSANDO NAS NAVEGAÇÕES ALÉM DAS BANDEIRAS

 

Vários aspectos foram melhorando nas embarcações, além das bandeiras para a comunicação com outros navios próximos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você relembra quando falamos sobre as embarcações na época das grandes navegações, quando Portugal descobriu que existia o Brasil:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como eram as viagens à época de Pedro Álvares Cabral?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários