Língua Portuguesa
E aí, você sabe o que é uma presiganga? Ou um infante (Não estamos falando do comediante)? Venha saber mais sobre essas e outras palavras.
[Esse navio poderia ter virado uma presiganga. Imagem: Mturner | Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» EPÍSTOLA
PRESIGANGA
Segundo o Arquivo Nacional, uma presiganga é uma antiga embarcação cujo casco é utilizado para formar uma prisão para marujos. O uso de antigas embarcações para prisões foi comum desde a vinda da família real, em 1808, até o ano de 1840. A reutilização ocorria também para formar hospitais ou depósitos.
INFANTE
Infante era o nome dado a filhos de reis, porém não herdeiros do trono. Em Portugal, por exemplo, o infante Dom Henrique era muito participativo nas missões ultramarinas e no desenvolvimento das navegações no século XV. Foi conhecido também como Infante de Sagres ou Patrono da Escola Naval.
GARDÊNIA
Gardênia é o nome dado a uma flor de origem chinesa. Ela pode significar pureza, doçura, sinceridade ou um amor secreto. Apesar de ser chinesa, o nome deriva de um sobrenome em inglês (Garden).
INDÍGENA
Os entendimentos mais recentes têm preferido esse termo a "índio" como designativo para os povos nativos do Brasil, mesmo antes do descobrimento português. Isso motivou, inclusive, a mudança do nome da data comemorativa em abril.
SALVA
Existem vários significados para "salva", que pode ser substantivo ou verbo. Salva pode ser aquela coisa ou pessoa a salvo de algum risco, hoje ou no futuro. Uma salva, por sua vez, pode ser uma saudação com algo, como uma salva de palmas.
Existe, ainda, outro tipo de salva, que também é uma saudação, mas com tiros. Para homenagear militares ou presidentes, é tradicional dar 21 tiros, o que remonta à idade média na Europa e à vinda da Família Real ao Brasil, em 1808.
CHICOTE
Um chicote é um objeto com cabo e corda usado para castigos. Ele também pode ser usado em algumas brincadeiras de cunho íntimo ou, quando chamado de chicote elétrico, ser o conjunto de cabos que comandam o sistema elétrico do carro.
ASSEXUADO
Assexuado é um animal que não precisa do ato sexual para a reprodução, ou seja, um ser é capaz de gerar outro via embriões ou partenogênese. Segundo o site vida de bicho, alguns exemplos são as esponjas, alguns animais em cativeiro (tubarões, dragões-de-komodo), estrelas-do-mar, bichos-pau, dentre outros.
Esse nome vem sendo bastante discutido também nos casos em que não serve. O ser humano, por exemplo, é um ser sexuado, isto é, que se reproduz com o contato sexual. Caso ele, por questões pessoais, não goste e não queira a relação sexual em sua vida, por mais que goste de relacionamento, será chamado de assexual.
E TERSO, O QUE SIGNIFICA?
Não escrevemos errado não! Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra qual o significado dessa palavra:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 TERSO
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!