Tutorial de como fazer um TCC sem neura

 Estudos

 

Um curso de graduação é o primeiro estágio acadêmico e também um curso que habilita às atividades profissionais. Como atividade acadêmica, ele visa também a estruturação e o desenvolvimento de conhecimento, se possível, novo - mas não obrigatoriamente. 

 

Esse novo conhecimento surge num trabalho de conclusão de curso, o TCC. Ele é temido, muitas vezes, mas pode ser feito sem neura e ficar ótimo, e você vai aprender como a partir de agora. Teses e dissertações seguem ideias semelhantes, porém com maior rigor metodológico.

 

TCC não deve ser preocupação, mas esforço contínuo e boas escolhas

[Leia a seguir antes de começar a neura. Imagem: Tima Miroshnichenko / Pexels | Reprodução]


 

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ESCOLHA DE ORIENTADOR(A) E COORIENTADOR(A)

 

O primeiro passo ao fazer um TCC é de que ele depende de você, da sua dedicação. O segundo passo é entender que você não está sozinho nessa: haverá um professor (ou mais do que um) que vai te ajudar nos passos para trilhar esse caminho. O orientador ou orientadora vai acompanhar seu progresso, tirar dúvidas e organizar junto com você o cronograma de atividades.

 

Há alguns critérios para escolha do orientador como disponibilidade de horários, afinidade com esse professor e com o tema que o orientador pesquisa. Se um aluno do Direito for escolher entre Direito Trabalhista ou Direito Penal, ou um da Engenharia Civil for optar entre Mecânica dos Solos ou Gestão da Construção e BIM, serão, provavelmente, orientadores diferentes para um TCC numa dessas áreas.

 

Busque saber que professor pesquisa na área em que deseja fazer seu TCC. Marque uma conversa e se apresente, tendo sido aluno ou não.

 

O TEMA QUE VOCÊ GOSTA

 

Pesquisa é algo demorado e que exige do aluno. Nem todos os formandos chegam com uma ideia clara de tema de pesquisa, ou ela pode não ser interessante para motivar um TCC. 

 

Mesmo assim, o aluno sabe do que tem mais afinidade. O aluno de Engenharia de Produção sabe se gosta mais de chão de fábrica ou de planejamento de nível estratégico, ou o aluno de Letras imagina se é mais afim de Etimologia ou Análises de Clássicos Literários.

 

Mesmo não tendo um tema claro, a área de conhecimento deve ser, não só para escolher um bom orientador, mas para não perder a vontade no meio do caminho. O aluno deve falar do que pesquisa com brilho nos olhos.

 

QUESTÃO DE PESQUISA

 

As pesquisas são motivadas para responder a chamada questão de pesquisa - que traduz um problema. Alguns exemplos:

 

- Como o processo construtivo X poderia ser otimizado em obras populares?

- Qual a dosagem ótima do medicamento Y para tratamento da enfermidade Z?

- Existe relação entre a variável A e a variável B para melhoria da produtividade de uma empresa de porte N?

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Para saber se algo é problema ou o que os pesquisadores anteriores fizeram, o aluno precisa pesquisar artigos, outros TCCs, dissertações e teses. Isso traz ideias, permite entender como o conhecimento na área foi construído, os métodos que outros pesquisadores usaram e o que é possível fazer diferente ou ainda não foi feito.

 

Em alguns casos, o problema e a questão de pesquisa vão surgir depois apenas de fazer leituras e se ter a fundamentação teórica. Escrevendo TCCs ou artigos de revisão, parte da fundamentação se torna, após análise, um resultado.

 

MÉTODO

 

O método é o conjunto de passos que você segue para fazer a pesquisa. Você deve descrever essas etapas para:

 

× Que se entenda de onde vieram suas conclusões.

× Quais os limitantes do seu estudo.

× Como alguém poderia replicar ou testar algo similar.

 

O método pode ser escrito depois da fundamentação ou após acabar sua pesquisa. O importante é que descreva como foram as etapas, de forma discursiva e em fluxograma com essas etapas.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Ao escrever os resultados, essa é a parte onde o aluno brilha, pois é onde mais aparece o que se obteve com sua pesquisa e quais seus achados. Claro que ainda se referencia outras pesquisas, para tecer comparações e posicionar o estudo presente, mas é muito menos.

 

A forma e argumentos usados são bem importantes. O orientador irá ajudar você a posicionar bem seus achados e apresentá-los da melhor maneira.

 

CONCLUSÕES

 

Nesse ponto do TCC, a ideia é similar a quaisquer conclusões: a de retomar e fechar o texto. O aluno vai passar por seus objetivos e dizer se os concluiu, e depois vai sugerir pesquisas futuras - o que é um gancho para outros pesquisadores darem continuidade no futuro, uma motivação. Depois de você, outras pessoas farão TCC também!

 

FORMATAÇÃO E REFERÊNCIAS

 

Sempre importante buscar as normas e entender os padrões de como montar as referências bibliográficas. É uma receita-de-bolo que pode ser entendida ao ver os exemplos dentro da norma: sempre igual para as categorias de publicação: artigo de evento, artigo de revista, TCC/tese/dissertação/monografia de especialização, livro, Lei, norma, site, etc.

 

Saber formatar e citar/referenciar poupa tempo no final, quando o estudante está mais cansado e atribulado, evita erros. Mandar alguém fazer a formatação depois sem saber regras básicas faz com que fique mais caro e difícil para quem faz esse apoio.

 

BANCA EXAMINADORA

 

A escolha da banca segue regras do departamento do curso ou coordenadoria de TCC. Geralmente é preciso um professor interno (seu orientador ou você devem escolher alguém de dentro de seu curso e que seja também afim ao tema) e uma ou mais pessoas externas, professores, pós-graduandos ou outros profissionais do mercado.

 

APRESENTAÇÃO DE TCC

 

Na apresentação, busque bons tutoriais de formatação e explique cada parte de seu trabalho escrito. Perfis como o @minimiza ajudam a fazer boas apresentações. 

 

Use quantos slides precisar e ensaie antes para adequar ao tempo necessário. Se achar importante, peça para ensaiar com seu orientador.

 

CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS

 

A banca vai examinar e, julgando adequado, vai aprovar o trabalho, mas sempre com correções. Todo trabalho acadêmico é passível de melhorias (na verdade, tudo o que existe no mundo é), e a banca ajuda a perceber e apontar essas melhorias, de forma razoável e conforme o prazo possível.

 

A condição da aprovação é fazer as correções: lembre-se disso. Não é perseguição com o aluno, mas parte do processo: a visão do orientador e do aluno é viciada ao entregar a versão da banca, e, sendo pessoas diferentes, a melhoria surge e defeitos residuais são sanados.

 

SUBMISSÃO AO REPOSITÓRIO

 

Feita a revisão, você deve submeter ao repositório institucional. Não se esqueça que se o TCC estiver fora de padrão de formatação, o documento pode voltar e causar transtornos. Siga o modelo que a universidade previr e as regras gerais.

 

AINDA FALANDO DA DEFESA

 

Muitas pessoas sentem um nervoso danado e ainda se perguntam o porquê de as defesas de TCC existirem. Falamos um pouco aqui sobre isso, e sugerimos que você leia nosso outro post onde explicamos todos os motivos que ressaltam a importância desse passo na formação acadêmica. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você confere mais detalhes:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Por que trabalhos de conclusão necessitam de defesa?

 

 

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