As maiores e mais valiosas pedras preciosas do mundo

Variedades

 

Ao falarmos em pedras preciosas, indiscutivelmente estaremos pensando também em seu valor monetário. Existem vários aspectos que influem nele, como o tamanho ou raridade, dos quais falaremos ao longo deste post. Além disso, saberemos quais as maiores pedras preciosas do mundo.

 

Várias pedras preciosas

[Algumas gemas – pedras preciosas. Imagem: Kaboompics.com / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O significado de ônix e outras palavras

 

» Os curiosos ovos Fabergé

 

» Quais moedas que o Brasil teve?

 

O QUE É UM QUILATE?

 

Quando mencionamos o valor de pedras preciosas, usamos uma medida chamada de quilate. É importante destacar que ela não vale a mesma coisa quando falamos de ouro ou das pedras preciosas.

 

No caso do ouro, a medida do quilate vem de seu uso como a moeda medieval "marco". Ouro é mole para ser moeda pura, então o valor se media pela dosagem de ouro na composição das moedas.

 

Nas ligas de ouro, divide-se em vinte e quatro partes em massa. No ouro doze quilates, são doze partes em vinte e quatro, no ouro dezoito, são 18/24 de ouro, e assim por diante, até o ouro puro, com vinte e quatro quilates.

 

Mais antiga do que a medida do ouro é a de quilates nas pedras preciosas. No começo, equivalia à massa de uma semente de árvore coral. Mais adiante, tornou-se uma medida mais precisa.

 

Um quilate (ct) corresponde a 200 mg de pedra preciosa. Nessa proporção, 1g de pedra preciosa corresponde a 5 ct.

 

PARA A AVALIAÇÃO DAS GEMAS

 

Uma gema é um mineral apropriado para fins estéticos, servindo como "pedra preciosa". De maneira objetiva, sua avaliação é feita por critérios práticos como a massa (em quilates), cor  lapidação e acabamento, bem como a pureza da gema. Além disso, a raridade é levada em conta.

 

Existem mais fatores subjetivos que se somam à lista, como a história de uma pedra, usos místicos ou religiosos. Com eles, uma gema de mesmo material do que outra pode ser muito mais cara, em função de seus atributos específicos, esses fatores subjetivos.

 

O mundo dessas gemas é tão curioso que elas chegam a ganharem nomes especiais. Vamos ver a seguir quais as gemas mais valiosas do mundo, seja pelo valor por quilate da gema, seja considerando os aspectos intangíveis.

 

AS GEMAS MAIS VALIOSAS CONFORME SUA MASSA

 

Considerando apenas a massa das gemas, temos o seguinte ranking:

 

× Painite (USD 60.000/ct): Foi descoberta na Birmânia, em 1951, pelo gemólogo britânico Arthur Charles Davy Pain. Myanmar tem algumas minas, mas estima-se que o mundo todo tenha apenas cerca de mil gemas.

× Garnet Azul (USD 1.500.000/ct): mineral em variados azuis que pode ser encontrado no Quênia, Tanzânia, Rússia, Índia e Sri Lanka.

× Serendibite (USD 1.800.000/ct): encontrada também no Sri Lanka, essa gema é preta e aparenta azulada, por vezes. A descoberta inicial data de 1902. Quimicamente, sua composição inclui alumínio, boro, cálcio, oxigênio e silício.

× Diamante vermelho (USD 2.500.000/ct): é uma variedade raríssima, existindo apenas trinta gemas no mundo, a maioria com menos de meio quilate.

× Jadeite (USD 3.000.000/ct): é uma variedade branco-esverdeada do piroxênio, bem translúcida e com textura fibrosa. A variante mais valorizada, de cor verde esmeralda e alta translucidez, recebe o nome de Jade Imperial Green. Jadeites são encontradas em: Birmânia, parte da China, parte da Guatemala e no Tibete.

 

AS PEDRAS PRECIOSAS MAIS CARAS DO MUNDO

 

Agora vamos mudar o critério, saindo da classificação genérica para o valor histórico de algumas gemas das mais caras do mundo, conforme foram negociadas:

 

Safira "Blue Belle da Asia"

 

Ela possui 392,52 ct e foi descoberta no Sri Lanka em 1926. A venda ocorreu em Genebra, ano de 2014, por USD 17.300.000,00, sendo a safira mais cara do mundo.

 

Rubi "Sunrise Ruby"

 

É um rubi da Birmânia, lapidado pela Cartier, que tem 25,59 ct. A coloração é um diferencial, sendo chamada de sangue-de-pombo. A venda em 2015 foi por USD 30.420.000,00.

 

Diamante laranja "Orange"

 

Ele se destacou pelo tamanho, tendo 14,82 ct e sendo o maior do mundo, bem como pela pureza de cor, visto que esses diamantes costumam ter cores secundárias, além do laranja. A venda aconteceu em 2013, por USD 35.500.000,00.

 

Diamante azul "Oppenheimer"

 

Esse diamante tem 14,62 ct com um corte de esmeralda. Ele recebeu o nome por causa de Oppenheimer - não aquele do filme e da bomba - Phillip Openheimer, da família da empres De Beers, que foi o antigo proprietário. A venda foi por USD 57.500.000,00.

 

Diamante rosa "Pink Star"

 

O Pink Star foi encontrado na África do Sul, em 1999, e possui 59,60 ct. A venda foi em Hong Kong, ano de 2017, pela bagatela de USD 71.200.000,00, sendo a joia mais cara vendida até hoje.

 

CORES E GEMAS

 

Como o leitor pode perceber até aqui, há alguns tipos de gemas que apresentam cores diversas, como diamantes azuis, laranjas ou rosas. Isso significa que a cor não é fator único para definir de que gema se trata, qual sua composição.

 

Há casos em que a cor ajuda a indicar qual gena se trata. Segundo o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), a ametista é necessariamente roxa, sem apresentar outras cores.

 

Há casos em que se pode modificar a cor das gemas por processos químicos. Tal prática exige que se notifique o consumidor.

 

A MAIOR PEDRA PRECIOSA JÁ ENCONTRADA

 

Apesar de todos os nossos exemplos aqui, existem pedras preciosas ainda maiores, só que não seria tão fácil assim de lapidar. A maior delas esta no universo, fora da Terra.

 

A estrela anã branca Lucy (em homenagem à música dos Beetles "Lucy in the Sky With Diamonds" ), é o que restou do núcleo de uma antiga estrela, findas as reações químicas: dois bilhões de anos após a morte do núcleo de Carbono, ele resfria e vira diamante.

 

A identificação ocorreu por pulsações sonoras da estrela, mapeadas por um sismógrafo similar aos usados por aqui. A descoberta foi em 2004, observando-se volume similar ao da Terra, distância de 50 anos-luz, na constelação de Centauro.

 

Voltando à Terra, as maiores pedras preciosas já encontradas (não necessariamente as mais valiosas) foram o diamante "Golden Jubilee" (109 g), a esmeralda "Gift From Heaven" (536 kg) e a safira "Millenium" (16,1 kg). A massa dessa esmeralda considera a pedra bruta.

 

O QUE A MINERAÇÃO TEM A VER COM AS GÍRIAS?

 

Não só no mundo das grandes cifras, mas no cotidiano temos também falas que surgiram da mineração. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor sobre isso:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A mineração e o santinho-do-pau-oco

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários