Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (52)

 Língua Portuguesa

 

Nossas palavrinhas começam com um fundo musical, de violão.

 

Saindo algumas notas perto do traste

[Já que falamos em violão. Imagem: Quốc Bảo / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE DESCOBRIR TAMBÉM

» ECOLALIA

 

» CHUVA OROGRÁFICA

 

» PÔLDER

 

TRASTE

 

No mundo da música, trastes são as varetas que separam as casas do braço do violão. Elas delimitam a separação de notas e são onde se executam várias técnicas para músicas.

 

Trastes podem ser de níquel-prata, inox, bronze ou latão. Cada material se comporta de forma diferente.

 

Se no mundo musical os trastes são desejados, em outras situações, não. Pode ser um móvel caseiro e de pouco valor, ou uma pessoa sem préstimo, inútil. No pior dos significados, uma pessoa de mau caráter.

 

PESTANA

 

Também no mundo musical existe a pestana. Ela consiste em pressionar duas ou mais cordas do instrumento musical com o mesmo dedo, o que torna alguns acordes possíveis.

 

Existem, ainda, outros significados:

 

× É uma tira pregada a uma peça de roupa.

× Orelha de livros.

× Nome para árvores na borda de rios e lagos.

× Pode ser aquele soninho, da expressão de tirar uma pestana.

× Estudar muito, na expressão de queimar as pestanas.

 

Um último associa o nome a uma parte do rosto. Pestana seria um sinônimo de cílio.

 

RASTILHO

 

O rastilho suspende as cordas e evita trastejar. Isso traz melhor sonoridade. Também é nome para um fio com pólvora ou combustível unido a um elemento explosivo. Dentro dessa ideia de algo explosivo, surgiu o sentido figurado de ser o motivo de algo grandioso, que repercute, revoluciona.

 

Outra ideia figurada, mas menos explosiva, é de que o rastilho une uma ponta ao destino demarcando um caminho. É daí que vem a ideia de ser um rastro, pista ou pegada.

 

PEITA

 

Sabe aquela camiseta de time de futebol? No vocabulário dos jovens e crianças, virou uma peita (só não vale pensar em flatulência aqui ou trocar o "a" por "o", viu?!).

 

ÁSARO OU BACARIJA

 

Ásaros, asarabácaras ou bacarijas são plantas do gênero Asarum. Possuem flores marrom-escuras e resinosas, nas espécies japonesas, e verdes nas variedades europeias, com interior vermelho. O odor não é muito agradável e já foram consideradas medicinais.

 

A altura é pequena, chegam aos 15 cm. A folha tem formato de um rim.

 

ÔNIX

 

Além de designar uma pedra preciosa que se encontra na natureza com algumas cores, como preto, também é o nome de um tipo de mármore. Como mármore, possui algumas formas e faixas retas e paralelas, levando a alto padrão de acabamento.

 

A principal composição é calcita. É uma pedra mais suave do que o granito e pode manchar, e com peças pequenas nas jazidas. Também apresenta translucidez, o que permite a iluminação de realce por baixo da pedra. Há quem use em estantes, móveis de escritório ou no balcão do lavatório do banheiro.

 

MACABEUS

 

Esse nome define dois livros da Bíblia. No livro de Isaías é trazido o significado de "macabeu", que seria "designado de Deus".

 

BEMOL

 

Na música, um bemol é um sinal que avisa que a nota atual precisa ser baixada de um semitom. No Brasil, existe ainda uma empresa da Região Norte, fundada em 1942, que recebe esse nome, e que atua em ramos como mercado, representação comercial, loterias e farmácias.

 

ADAMASCADO

 

Algo adamascado consiste em imitação da cor ou do sabor do damasco. No mundo dos tecidos, damasco é um tecido geralmente de seda e em alto-relevo (motivos florais ou geométricos). A origem é a cidade síria de Damasco.

 

ASPA

 

Uma aspa é um tipo de cruz em forma de X. Santo André foi crucificado em uma cruz assim.

 

Existem outros significados relacionados com a fórmula do símbolo. Um deles é da armação das velas de um moinho de vento, ou mesmo os contraventamentos de telhado.

 

Como símbolo heráldico (de nobreza), pode aparecer em brasões. Está em bandeiras como a da Escócia e de cidades brasileiras como Fortaleza e Santo André Paulista.

 

BRAMAR

 

Bramar significa gritar de forma veemente, representando sentimentos como a dor, paixão, cólera, contrariedade, dentre outros. Também pode indicar sons de alguns animais, como os veados.

 

Bramar também é o nome de um projeto feito por pesquisadores brasileiros da UFPB e alemães. Nesse projeto, ocorre o estudo de aquíferos do semiárido nordestino, tanto superficiais como lençóis freáticos ou artesianos. Também são analisadas as demandas existentes para essa água.

 

OARISTO

 

"Amorzinho", "Meu bebê", "Meu tudo", "Minha linda"... vários são os oaristos que existem, que são vocativos mais carinhosos feitos entre pessoas que se amam. Oaristos podem ser, num contexto mais adulto, as diversões íntimas dos casais.

 

O escritor português Eugênio de Castro escreveu "Oaristos". Essa obra trouxe o simbolismo para Portugal, saindo de rimas e vocabulário pobres, algo ultrarromântico para o vago e misterioso.

 

FOI-DE-COMES-E-BEBES

 

Essa é uma gíria bem jovem, que pode deixar o resto do mundo em dúvida. Ir-de-comes-e-bebes significa partir dessa para uma que não sabemos se é melhor, bater-as-botas... morrer.

 

OITI

 

Além do nome oiti, existem vários outros nomes para essa planta como goiti, oitizeiro, oiti-da-praia, oiti-cagão, guali, oiti-mirim, oiticica, manga-da-praia, milho-cozido, fruta-cabeluda, guailí, guití e uiti. Cientificamente, é chamada de Licania tormentosa, da família Chrysobalanaceae. Essa árvore é perene (não caem folhas), frutífera e com copa frondosa. Sua origem é nas restingas costeiras do nordeste brasileiro.

 

UBI OU UBIM

 

É o nome de algumas espécies de palmeira, com origem indígena. São do gênero Bactris, Attalea, Geonoma, dentre outros. As palmas são bastante usadas em palhotas, na cobertura.

 

ARA

 

Esse termo possui vários significados relacionados à religiosidade e ao transcendental. Para os povos pagãos, era o nome do altar reservado aos sacrifícios. Na Igreja Católica, tanto a pedra onde o sacerdote estende o corporal e coloca cálice e hóstia para a celebração da missa, como a cruz em que Jesus foi crucificado (Ara da Cruz).

 

Existe um último significado relacionado à Astronomia. Ara também nomeia uma constelação austral próxima à de Escorpião.

 

BRAMANISMO

 

Bramanismo é como se chama uma filosofia tradicional indiana, uma vertente religiosa que data de 2.000 a.C. Com sua evolução, passou a receber o nome de hinduísmo, e teve origem da Védica.

 

Acredita-se, no bramanismo, nas castas imutáveis e na reencarnação em ciclos para evolução do espírito. Existem outras crenças conforme as fases da religião:

 

× 1ª = Hinduísmo védico, com culto a deuses tribais como Dyaus (supremo, deus do céu), gerador dos demais.

× 2ª = Hinduísmo bramânico, com culto da trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora).

× 3ª = Houve influências do Islamismo, Cristianismo e outras, o que levou ao Hinduísmo Híbrido.

 

EGO

 

O Ego é o eu de cada um, sua personalidade. Na teoria psicanalítica, faz parte de uma tríade com superego e id. O superego reprime o ego, baseado em costumes, princípios e valores morais da sociedade. Já o id é instinto, com desejos, vontades e pulsões primitivas.

 

ÊNASE

 

É o nome dado à fermentação de vinho, em configuração de pastilhas.

 

ACUTIRROSTROS

 

Esse nome designa aqueles bichos cuja cabeça se prolonga em bico.

 

HOSTE

 

Uma hoste pode ser uma grande reunião de soldados armados, ou pode ser um aglomerado de pessoas, multidão ou bando. Essa palavra de origem latina também pode significar algo que denota inimizade, rivalidade, uma posição adversária.

 

BACANTE

 

Bacante seria uma mulher sem pudor, com costumes dissolutos. Esse nome vem de Baco (ou Dionísio), das mitologias romana e grega, deus do vinho.

 

Na mitologia romana, além de Baco ser deus do vinho, é também da agricultura, fertilidade e da folia. Em honra a Baco, havia festivais, os bacanais, regados a vinho e sexo. Sacrifícios de cabras e porcos eram feitos também, pois são animais que atacam as vinhas. Esses festivais eram restritos às mulheres, mas depois homens passaram a fazer parte.

 

O QUE SÃO ADUÇÃO E ABDUÇÃO?

 

Essas são aquelas palavras cujo significado depende de onde você está. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre o que são essas palavras:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Adução e abdução: cada um entende diferente

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários