Arte
Para falar um pouco mais sobre os solos, os técnicos da Epagri (entidade catarinense de pesquisa rural) e da Universidade Federal de Santa Catarina escreveram o livro "Começo, meio e fim: o solo é assim". Agora, a obra ganhou uma versão audiovisual, também destinada ao público infantil.
[Capa de “Começo, meio e fim: o solo é assim”. Imagem: Epagri Ciram | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Como o joão-de-barro faz sua casa?
» Você sabe o que é o sal-gema?
Os autores são: Argeu Vanz (Epagri), Elisângela Benedet da Silva (Epagri), Arcangelo Loss (CCA-UFSC), Liagraice Pereira de Medeiros (Epagri) e Ivan Luiz Zilli Bacic (Epagri).
COMO FOI FEITA A ADAPTAÇÃO?
Além dos autores, outras pessoas entraram nesse projeto e deram vida a essa nova versão. Sol Packer fez as ilustrações e Rogério Lenzi o projeto gráfico e arte final. A animação, montagem e edição ficaram a cargo de Estéfano Rius, que é bolsista e discente do Curso de Animação da UFSC
Também houve apoio técnico de Aline Cardozo Pereira (Agente de Comunicação do Centro de Ciências Agrárias da UFSC (CCA)); Flávio Andaló (Coordenador e Docente do Curso de Animação da UFSC) e Paola Azevedo (Coordenadora de Inovação do CCA). A voz foi dada por uma das autoras, Liagraice.
QUAL O ENREDO?
O tatu-canastra Tucan e a criança indígena Ibiacy fazem uma divertida viagem e, dentro dela, conhecem os solos e biomas de algumas regiões da América Latina e Caribe. Não apenas se fala dos tipos de solos, mas também de biodiversidade.
PARA QUE ELA É IMPORTANTE?
Tanto no livro como no filminho, a estória ajuda a ensinar crianças de seis a onze anos sobre esse tema. É possível inserir no conteúdo educativo de escolas, tanto em tarefas como em aulas expositivas na escola, como recurso didático lúdico.
CONFIRA O VÍDEO:
Você pode assistir ao vídeo a seguir:
[Vídeo: Centro de Ciências Agrárias da UFSC]
E SE VOCÊ PREFERE LER
Quem acha mais interessante oferecer leitura para a criança, existe a versão original em livro. Para fazer o download, clique aqui, para baixar diretamente da Epagri-Ciram.
AINDA NA NATUREZA DO BRASIL
Os solos, a fauna e a flora compõem um dinamismo de vida em nosso país. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja mais sobre a raposa-do-campo:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 A raposa-do-campo, raposinha ou jaguarapitanga
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!