Como o joão-de-barro faz sua casa?

Ciência & Saúde

 

Um dos mais simpáticos ninhos da natureza, a casa de joão-de-barro é vista pelo país todo, mas você sabe bem como é feita, por quanto tempo é usada e que existem até lendas sobre o relacionamento do casal de pássaros? Fique e acompanhe este texto, pois iremos esclarecer tudo isso!

 


Olhe só uma casa de joão-de-barro na árvore
[Uma dessas casinhas na natureza. Imagem: Orlando Santana / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Alguns mestres-da-camuflagem na natureza

 

» Entenda um pouco mais sobre a cadeia alimentar

 

» Por que os chineses comem carne-de-cachorro?

 

COMO QUE É CONSTRUÍDA A CASA?

 

Tanto o joão-de-barro macho, como a fêmea, trabalham na construção do ninho. Eles juntam barro úmido, esterco e palha, e vão formando a construção. A palha contruibui para que a casinha resista à tração, juntamente com o formato abobadado (algo que lembra uma esfera) na porção superior. Podem ser necessárias muitas viagens, centenas, para finalizar.

 

A construção ocorre com uma porta voltada contra o sentido dos ventos predominantes. Isso não significa que não seja possível chover em frente à porta, pois chuvas e ventos podem ocorrer em diferentes direções, mas a habilidade de escolher o lado da porta diminui essa chance. Ainda há uma divisão interna, com uma antecâmara, o que protege o interior do ninho, onde os filhotinhos ficam.

 

Joões-de-barro nascem como construtores, que sabem como fazer boas casas. Os inconvenientes podem estar em outros fatores, como construir ninho em ambientes urbanos ou sobre postes, sofrendo com impactos ou até vandalismo de humanos.

 

 

João-de-barro coletando material para sua casa
[Nossos construtores da natureza. Imagem: joelfotos / Pixabay]


 

POR QUANTO TEMPO QUE VAI SER USADA?

 

A casinha dos joões-de-barro é feita para ser usada durante o período de um ano, ou ainda quatro ninhadas. Diferentemente de outros ninhos da natureza, há mais do que um uso, o que justifica tamanho empenho para fazê-lo.

 

É mais um caso que permite analogia aos construtores humanos. Se o ninho é mais elaborado porque precisa durar mais, o mesmo acontece em instalações provisórias (canteiro de obras) e permanentes até, onde pessoas aumentam o grau de qualidade e durabilidade em função disso.

 

MAIS UM CASO DE PERSONIFICAÇÃO COM OS ANIMAIS

 

Existem diversas figuras de linguagem na música, na literatura e até no imaginário popular. No caso do joão-de-barro, o macho, por ciúmes, fecharia a fêmea dentro do ninho, matando-a. Essa estória se trata de personificação, onde valores e aspirações humanas são colocadas em animais, que não têm essas visões de mundo, exclusivamente humanas.

 

DESVENDANDO O MISTÉRIO DO PELICANO

 

Os pelicanos ficaram famosos por uma estória religiosa, sendo conhecidos como símbolos de sacrifício. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode entender melhor de onde veio a fama:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O pelicano rasga o próprio peito?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários