A raposa-do-campo, raposinha ou jaguarapitanga

Animais

 

A raposa-do-campo, raposinha ou jaguarapitanga é um animal do Cerrado (não podendo ser vista em nenhum outro lugar do mundo). De nome científico Lycalopex vetulus, é um dos menores cachorros selvagens brasileiros, com comprimento de cerca de 60 cm e massa corporal que varia de 2 a 4 kg.

 


Uma raposinha no hábitat
[Uma raposa-do-campo. Imagem: UFG | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os pandas ensinam a simplicidade da vida

 

» O bicho-folha, bicho-folha-seca e bicho-pau

 

» Um animal em que até os ossos são azuis

 

ANIMAIS PARECIDOS

 

Cachorro-do-mato e graxaim-do-campo são espécies frequentemente confundidas com a raposa-do-campo, segundo a Associação Mineira de Defesa do Ambiente. Segundo a instituição, a diferenciação pode ser feita por meio do formato da cabeça, focinho e peito, menores e mais estreitos. A cauda vai ter ponta enegrecida, sendo similar às demais espécies citadas. As raposas-do-campo são mais ativas em dois momentos do dia: ao amanhecer e ao final de tarde.

 

HÁBITOS ALIMENTARES

 

Trata-se de um animal onívoro, ou seja, a raposa-do-campo vai comer vegetais e outros seres vivos. Os vegetais que ela come são principalmente frutos silvestres, a depender da época do ano. De outros animais, a raposa-do-campo se alimenta de insetos (cupins, besouros, gafanhotos), lagartos, cobras, anuros, aves e pequenos mamíferos. Os cupins são o principal alimento, ou seja, os demais são complementares.

 

REPRODUÇÃO

 

As raposas-do-campo são animais monogâmicos, mas que não constituem os casais para a vida, mas com o objetivo do acasalamento. Após cinquenta dias de gestação, nascem de dois a cinco filhotes.

 

A amamentação dura até os quatro meses de vida. Durante esse período, o casal de raposas-do-campo irá cuidar dos filhotes.

 

ONDE VIVE?

 

Como mencionado anteriormente, a raposa-do-campo é um animal do Cerrado. Esse bioma se estende por estados como: Ceará; Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Goiás; Distrito Federal; Minas Gerais; Tocantins e Bahia.

 

Apesar de serem vários estados, cabe ressaltar que o bioma Cerrado acabou sendo suprimido por outras ocupações de solo, o que, por consequência, levou à diminuição do habitat natural e da população de raposas-do-campo. A redução, em área, foi de 50 % em quarenta anos. A ação humana também é responsável pela baixa expectativa de vida desses animais: segundo a UFG, metade das raposinhas não ultrapassa os oito meses de idade.

 

E OS HÁBITOS DA TOUPEIRA, COMO SÃO?

 

Falamos de um animal muito curioso, a raposinha, mas já falamos de vários outros. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda mais como é e o que faz a toupeira:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como é ser uma toupeira?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários