Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (50): especial Antologia de Antero de Quental

Língua Portuguesa

 

Para começar, você sabe o que é uma antologia? Primeiro explicaremos sobre o que significa essa palavra, e depois veremos o significado de algumas palavras que estão na antologia de Antero de Quental.

 

Um lindo exemplo de uma palavra da lista

[Talvez você descubra qual o nome disso nas próximas palavras. Imagem: Postal do Algarve | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» PRESIGANGA

 

» PIQUÉ

 

» CAVADO

 

ANTOLOGIA

 

Uma antologia é uma coleção de textos, que podem ser em prosa ou em verso. Essa coleção pode ser de um mesmo autor consagrado, ou de vários autores.

 

Apesar de que a coleção seja de textos, a etimologia da palavra aponta para um significado diferente, não literal. A palavra grega "anthos" significa flor e "legein" ou "logia" são reunir ou coletar.

 

ALGARES

 

Algar é um nome que vem do árabe e que significa caverna. A abertura é vertical e se forma pelo intemperismo nas rochas pela chuva ou pela ação dissolvente da água em terrenos calcários

 

TRINAR

 

É um daqueles verbos interessantes e que têm mais de um significado, porém relacionado a sons. O primeiro é soltar a voz, sendo um pássaro.

 

Como os pássaros são agradáveis, trinar pode significar também falar com alguém de forma doce, melodiosa.

 

Ainda falando de sons, trinar pode ser tocar tremulamente as cordas de um instrumento, alternando rápida e repetidamente duas notas consecutivas. Por fim, a exceção à regra que acabamos de dizer: a expressão "Ficar a trinar" é não entender nada do que foi dito.

 

SOIDÕES

 

Sem muito mistério, trata-se de algo que pode ser pensado como uma haplologia: seria o mesmo que solidões.

 

PRÉDICA

 

Uma prédica seria um discurso. Seu significado mais específico seria o de um discurso religioso.

 

A prédica se refere a várias correntes religiosas. Uma homilia, na Igreja Católica, seria uma prédica. No protestantismo, como afirma o artigo de Edemir Antunes Filho em 2004, também é forte o recurso da prédica.

 

FREMER

 

O verbo fremer surgiu do latim fremere ou "fazer barulho". Fremer, portanto, surge de situações de barulho ou de agitação: tremer de frio ou de emoção, ficar emocionalmente abalado, agitar-se ligeiramente, etc.

 

ARCANOS

 

Essa é uma palavra que surge do latim arcanus, ou misterioso, enigmático, sendo o sentido figurado dessa palavra. Na Alquimia, arcano era uma poção enigmática que só os adeptos tinham acesso.

 

Nos baralhos de tarô, as cartas são chamadas de arcanos. Elas se dividem em vinte e dois arcanos maiores, mais importantes na vida, e outros cinquenta e seis arcanos menores, ligados a coisas cotidianas.

 

SIMOUN

 

Antero de Quental cita essa expressão que foi trazida do francês. Trata-se de um vento quente e forte que sopra nas margens orientais do Mar Mediterrâneo, em locais como Palestina, Síria, deserto árabe e do Saara.

 

EVOS

 

Plural de evo, que vem do latim aevus ou "duração que não tem fim". O significado é esse mesmo, de eternidade, algo que é perene, que se perpetua.

 

URDIR

 

É um verbo que significa dispor os fios para depois tecer. Pode significar o ato de tecer ou ainda planejar, maquinar, tramar.

 

MEDEIA

 

Trata-se de um ser mitológico. Durante a estória de Medeia, ela mata filhos e outros parentes.

 

CONGLOBADA

 

Algo conglobado está juntado, amontoado em forma de globo. A ideia de conglobar é reunir, concentrar, sintetizar.

 

VORAGEM

 

Uma voragem é algo que consegue tragar, sorver, destruir violentamente. Pode ser a chama da fornalha ou o redemoinho de água ao fundo de rios e oceanos. Além de Antero de Quental, mais livros falam em Voragem, como o escrito por Junichiro Tanizaki e traduzido por Leiko Gotoda, que recebeu esse título.

 

TÍPICO DO SERGIPE

 

E você sabe o que é junir? Ou afolozado? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra essas e outras palavras do vocabulário sergipano:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (49) - especial Museu da Gente Sergipana

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários