Por que optar por lentes de contato?

 Ciência & Saúde

 

Existe mais de uma opção para ajudar a corrigir falhas de visão. Além dos óculos, as lentes de contato podem ser um ótimo recurso para ver mais e sentir mais a vida.

 

Mas parece que nem sempre foi assim um recurso tão prático. Ao longo deste post, iremos entender melhor como elas funcionam e entender o que melhorou. Que tal conferir?

 

Uma das lentes do par

[As lentes de contato são simples de usar e dão resultado. Imagem: Nataliya Vaitkevich / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Entenda alguns problemas de visão

 

» Qual o princípio dos óculos 3D?

 

» Como que se forma a remela?

 

O QUE SÃO LENTES DE CONTATO?

 

As lentes funcionam de forma parecida com os óculos. Ao serem colocadas, focam imagens na retina, tornando-as claras e nítidas.

 

 Elas ficam sobre o fluido lacrimal que está sobre o olho. Isso faz com que a movimentação seja natural e não ocorra desconforto.

 

Para crianças, adolescentes e até adultos, uma grande vantagem é o campo de visão mais amplo. Quem usa óculos sabe que as regiões que saem do foco principal do olho são limitadas pela lente e fica clara a limitação na visão periférica. Com pouco esforço, o usuário dos óculos veem os limites de suas lentes.

 

 Outra vantagem grande das lentes é contribuir com uma aparência mais limpa e até com a autoconfiança. Uma lente transparente fica praticamente imperceptível na aparência: uma leve faixa azulada no entorno da íris do olho que só é vista por quem verdadeiramente olhar a pessoa a fundo.

 

 Entenda melhor sobre vantagens e desvantagens relembrando este post anterior sobre lentes de contato.

 

LENTES DE CONTATO NO PASSADO

 

Em reportagem da revista Superinteressante do ano de 1988, a manchete era "Lentes no lixo", onde se falava que as lentes precisavam ser fervidas diariamente para desinfecção e ainda assim poderiam favorecer conjuntivites.

 

Naquele ano, teriam surgido lentes descartáveis de uso diário nos Estados Unidos. A Johnson & Johnson, também segundo a revista, passaria a importar o produto ao Brasil. Também se ressaltava que as lentes seriam algo caro.

 

Atualmente, não se fala em fervura ou lentes para graus baixos e que sejam exorbitantes. A manutenção é relativamente simples com o uso das soluções de desinfecção multipropósito, popularmente conhecidas como líquido para lente. Esse tipo de solução hidrata as lentes e atua nos lipídeos que ficam após contato com a película lacrimal do olho.

 

AINDA FALANDO DE VISÃO

 

As lentes de contato melhoram a visão a quem tem problemas como miopia ou astigmatismo. Não pensando na correção em si, mas do órgão por trás das lentes, que tal entender como funciona a visão. Confira no link sugerido 👇🏻

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como funciona a visão humana?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários