Como funciona a visão?

Ciência & Saúde

A visão humana se caracteriza por ser ‘invertida’ (uma reinversão ocorre por parte do cérebro), e também por permitir, se visão binocular (com os dois olhos em igual capacidade de visão) a percepção de profundidade, o chamado 2D ‘e meio’ ou 3D, conforme a concepção sobre o tema. Para que a visão humana seja ativada, é preciso que a luz incida sobre o objeto que se deseja ver e que seja refletida por ele na direção dos olhos.

[Imagem: Curiosidades 10]


Refletida a luz em cada um dos pontos do objeto, a luz incide sobre o olho, passando por um meio de proteção (córnea) e é focalizada no cristalino, que é uma lente orgânica, sendo transparente e convergente, sobre o fundo do olho, em uma região chamada retina. Na retina, a imagem do objeto é formada invertida (em torno do eixo horizontal).

A intensidade da luz incidente precisa ser ajustada continuamente: observe que quando você vê uma luz muito forte, sua tendência é de fechar os olhos, pois o mecanismo existente, que é a membrana íris, não consegue fechar sua pupila a ponto de regular uma mínima penetração de raios luminosos. Da mesma forma, quando há pouca luz, perceba que enxergar fica bem difícil, pois a visão depende de uma incidência mínima, então a membrana íris aumenta o diâmetro pupilar, de forma a elevar a entrada de luz. Este ajuste diametral é instantâneo e concomitante à visão.

Na região da retina, milhões de células sensíveis à luz são estimuladas. Havendo contato com terminações nervosas (nervo óptico), sinais são transmitidos para o cérebro e este interpreta estes sinais, sendo este o motivo porque algumas pessoas afirmam que vemos com o cérebro. Sensações de forma, brilho e cor são geradas em função de nossa experiência visual.


Você também pode gostar de: (Ciência & Saúde) Os principais problemas que a visão pode apresentar





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários