Lentes de contato: como e por que usar?

Ciência & Saúde
 

 

As lentes de contato são pequenas membranas transparentes, circulares, usadas na correção temporária de problemas de visão. Muitas pessoas preferem usar lentes de contato por serem mais neutras na aparência de uma pessoa, já que só é possível percebê-las olhando muito atentamente para uma fina faixa azul clara ao redor da íris dos olhos (para quem pretende usar lentes, esta é uma forma de reconhecê-las), e também por corrigirem descolorações da íris (no caso de lentes coloridas). No Brasil, cerca de dois por cento da população usa lentes de contato.

 Quando alguém deseja trocar seus óculos por lentes, terá de saber alguns pontos importantes, como que não existe essa troca: uma vez usuário de óculos, sempre usuário, pois tanto usando lentes como em uma intervenção cirúrgica, em algum momento será necessário usá-los.

Em situações de vento forte ou poeira, alergias ou outras situações que deixem os olhos irritados, não se deve usar lentes de contato, é preferível usar óculos. Elas devem ser retiradas durante o banho. Durante um mesmo dia, conforme a recomendação do oftalmologista, o uso máximo fica entre dez e doze horas, o que implica em uso de óculos nas horas restantes, se necessário. Apenas se pode usar lentes de contato durante um período mais extenso (até seis dias, sem retirada ao dormir) em caso de lentes especiais para este fim.

Nas horas em que for usar lentes, será visível a diferença, pois a visão volta a ser ampla, sem os limites laterais das lentes de óculos. É quase uma volta à visão natural para o usuário. Deixa-se de problemas como: reflexo, distância entre a lente de óculos, o que distorce o tamanho de objetos, queda ou escorregar do óculos sobre o nariz, etc.

A idade para iniciar o uso de lentes de contato geralmente fica no início da adolescência, onde um pessoa já pode manipulá-las adequadamente. Mas, em alguns tipos de problemas visuais, lentes de contato são recomendáveis até mesmo para crianças, sendo uma forma única de solução.

Primeiramente, se deve realizar a consulta anual ao oftalmologista, obtendo receita para óculos. Após, se for preciso (se houve alteração de um ano para outro de grau de problema visual) mandar fazer estes óculos, e  buscar ou o mesmo oftalmologista, ou uma ótica que comercialize estas lentes. Para baixos graus, em algumas localidades, há lentes disponíveis para compra imediata. Para graus maiores, semelhantemente aos óculos, os preços são maiores, e pode ser necessário encomendá-las. O tempo do ciclo de uso das lentes é de um ano.

Depois, feita a compra, é preciso treinar a colocação e a retirada das lentes de contato. Há várias técnicas, e o tempo gasto varia de pessoa para pessoa. Veja no vídeo abaixo um forma de fazer:


 [Como colocar e retirar suas lentes? Vídeo: MyEyesEducation.]

Sempre antes da colocação/retirada, é preciso lavar muito bem as mãos. Cuidar da higiene das unhas também é fundamental. Estes cuidados são importantes para o não aparecimento de fungos, que podem fazer com que, por algum tempo, a pessoa tenha de não usar suas lentes, e não venha a ter complicações visuais mais graves. Além deste cuidado, é bom efetuar a colocação/retirada em local limpo e que não permita a perda das lentes. Também é interessante, ao invés de adquirir apenas um par de lentes com duração de um ano, comprar caixa com pares de ciclo útil menor. Há desde um dia até dois, três, quatro meses de duração.

Maquiagens devem ser aplicadas após a colocação de lentes. Sprays, perfumes e outros aplicados com pulverização devem ser aplicados antes da colocação de lentes. Ao retirar as lentes, estas devem ser colocadas em estojo especial, com destaque colorido para o espaço respectivo à lente esquerda. Cada lente é colocada em seu espaço, onde se recomenda sempre uma mesma rotina de retirada, para que não haja troca de lado das lentes. Recobre-se as lentes com uma solução líquida estéril, nova, que deve ser removida do estojo quando for ser usada novamente a lente ou por um período de um dia. Esta solução ajuda a promover a hidratação das lentes, deixando o uso mais confortável. Na colocação, ao fim, deve ser limpo e seco o estojo antes de guardado. Este estojo especial possui tempo útil máximo de cerca de quatro meses.

Lentes de contato envolvem maiores cuidados e incluem diferentes recomendações de pessoa para pessoa, sendo seu uso um pouco mais complicado em relação aos óculos. Contudo, compare um carro popular e um carro que dispõe de mais acessórios e itens de conforto: exige mais cuidados, mas possui muito mais benefícios. Lentes podem ajudar na autoconfiança de uma pessoa, fazendo-a ver e desejar ser vista, sem estar escondida todo o tempo atrás de um óculos. Tantos benefícios vem acompanhados de grande responsabilidade, pois os olhos são como a janela para o mundo.
 


  

 

Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários