O Instituto Universal Brasileiro e o pioneirismo no EAD

História

 

Muito se fala no ensino à distância como algo inovador e que surgiu nos últimos anos. Na verdade, se olharmos alguns formatos de negócios hoje existentes, eles são aprimoramentos de ideias já existentes. Esse é o caso do Instituto Universal Brasileiro, do qual falaremos ao longo deste post.

 

Os volumes auxiliares do curso

[Apostilas de curso de especialização em videocassete do IUB. Imagem: Mercado Livre | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Entenda o que é a Andragogia

 

» Como o ensino à distância pode melhorar o seu dia-a-dia?

 

» Marinha do Brasil: uma síntese histórica

 

O EAD MODERNO E NA PANDEMIA

 

Durante a pandemia de coronavírus (Sars-CoV-2), fomos forçados a cortar o contato humano ao máximo em prol da redução do número de contaminados e mortos. Nisso, até o ensino regular virou EAD e todos estavam presencialmente distantes.

 

No EAD moderno, as aulas de cursos diversos ocorrem de forma síncrona (ao vivo) ou assíncrona (gravadas) e são transmitidas com o uso da internet. Por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, o aluno pode ter acesso a exercícios, ver vídeos, acessar apostilas e possuir os recursos complementares necessários à aprendizagem.

 

Como vimos, ter acesso à internet e um computador ou tablet torna-se fundamental para conseguir aproveitar um ensino EAD ou mesmo os recursos extraclasse do ensino convencional. A divisão digital, nesse caso, é um empecilho a ser combatido.

 

UM EAD SEM INTERNET E COM OUTROS RECURSOS

 

Mesmo antes desse boom do EAD com a pandemia, já existiam ideias similares, mas que não usavam a internet, mas recursos disponíveis à época. O Instituto Universal Brasileiro, criado nos anos 1940, sempre atuou dessa forma, mas usando recursos de correspondência e fitas VHS.

 

As fitas VHS tinham parte do conteúdo das aulas e o aluno poderia adquiri-las para ver em casa usando um aparelho videocassete. Como nem todas as pessoas poderiam ter esse aparelho em casa, o instituto apresentava a possibilidade de o aluno assistir à aula em suas sedes, onde poderia usar os aparelhos do instituto sem custos.

 

CURSOS OFERECIDOS

 

Na década de 1980, com esse recurso, eram oferecidos cursos de:

 

× Eletrônica, Radiotécnica e Televisão (incluía a montagem de um radioreceptor e princípios sobre televisão).

× Desenho artístico e publicitário (segundo cartazes da época, era possível fazer desenhos de moda, pintura ou interiores)

× Corte e costura

× Beleza da mulher

× Fotografia

 

O INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO HOJE

 

Hoje o Instituto Universal Brasileiro existe e coexiste com várias plataformas de cursos que se inspiraram em seu pioneirismo. Atualmente segue oferecendo cursos de corte e costura e outros cursos como o de mestre de obras, bolos decorados, refrigeração e ar condicionado, montagem e manutenção de computadores, dentre outros. Para o estado de São Paulo, é credenciado como supletivo oficial.

 

 E NO MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO, O MOBRAL FEZ HISTÓRIA

 

Outro ícone da história, que diferentemente do Instituto Universal Brasileiro, não existe mais, é o Mobral. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra ou relembre o que foi esse programa de ensino:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que foi o Mobral?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários