Vou viajar de avião pela primeira vez: e agora?

 Variedades

 

Viajar de avião é um sonho de muitas pessoas e um tempero a mais nas viagens a curtas e longas distâncias. Como existem diferenças de viajar de táxi, carro de aplicativo ou de ônibus, preparamos um pequeno guia para te ajudar nessa experiência.

 

Viajando sobre as nuvens

[A viagem está sendo linda. Imagem: David McBee / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Vertiportos e eVTOLs

 

» Condomínios com aeródromos

 

» O sesquicentenário de Santos Dumont

 

CARTÃO DE EMBARQUE

 

O cartão de embarque é o equivalente a uma passagem. Você pode imprimir num totem eletrônico da empresa aérea ou no aplicativo. 

 

Diferentemente de uma passagem de ônibus, não é recolhida uma parte. A pessoa que faz a conferência possui um equipamento que lê o QR code da passagem e verifica um documento pessoal.

 

HORÁRIO DE EMBARQUE

 

É muito importante estar atento que o horário de referência do voo é quando ele irá decolar, e não o seu horário de embarque. Aproximadamente uma hora antes, o portão é aberto e a equipe da companhia aérea começa a chamar os passageiros.

 

Essa chamada começa pelos grupos prioritários e após pelos grupos de 1 a 5 ou quantos forem definidos, sendo o 1 o primeiro e 5 o último no nosso exemplo.

 

POLTRONA

 

As poltronas são nomeadas por números e letras nos aviões. O número indica qual a fileira na horizontal e a letra indica sua posição em relação a corredor ou janela.

 

No cartão de embarque, se aparecer 15F, sua poltrona fica na fileira 15 e na posição F. Um desenho mostra qual a poltrona mais perto da janela e a perto do corredor.

 

DOCUMENTOS

 

Os documentos necessários são informados pelas companhias aéreas. Em geral, para embarques nacionais, documento de identidade com foto - carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira profissional emitida por conselho de classe - é suficiente. Durante a pandemia, cartões de vacinação fizeram parte.

 

Nos voos internacionais, é preciso atentar a dois documentos: visto e passaporte. Eles possuem procedimentos especiais, custos e prazos específicos.

 

CONEXÃO OU ESCALA?

 

Em conexão ou escala, a viagem é interrompida em um aeroporto intermediário. Para a escala, o mesmo avião seguirá a viagem, enquanto que na conexão você irá embarcar em outro avião. Para fins práticos, na conexão são dois voos e dois cartões de embarque.

 

POSSO SAIR DO AEROPORTO ENTRE VOOS?

 

Poder pode, mas não é recomendável. Em alguns casos, a escala ou conexão permite fazer um lanche ou refeição, ir ao banheiro e retornar para o novo embarque. Caso deseje visitar uma cidade intermediária, pode ser o caso de comprar passagens alternando um dia entre elas, para dar tempo de sair sem perder o voo.

 

BAGAGENS MÍNIMAS

 

Há um controle forte das bagagens a levar. Em geral, a passagem comum permite a chamada bagagem de mão (pode ser uma pequena malinha ou uma mochila) e uma mala com 50 cm de altura e 25 cm de profundidade.

 

A mala pode ir num bagageiro lateral. A bagagem de mão ou mochila fica abaixo do assento do passageiro da frente.

 

ITENS PROIBIDOS

 

Existem alguns itens que são proibidos de serem levados em viagem, como armas, fogareiros e outros que são devidamente explicados pela empresa aérea antes de viajar. Existem alguns que podem parecer banais, como desodorante e outros aerossóis, mas não são porque possuem potencial inflamável, representando perigo.

 

Pertences de bolso, malas, mochilas e as pessoas que serão passageiras passam por verificação por detectores de metais e scanners. Deve-se, portanto, ser cuidadoso quanto a itens permitidos ou não.

 

DESPACHO DE BAGAGEM

 

Para os casos cuja bagagem vai além do tamanho permitido na cabine, ou se for solicitado pela companhia aérea, deve ocorrer o despacho de bagagem. Ela é levada pela companhia e retirada pelos passageiros numa esteira no aeroporto de destino.

 

A vantagem é não precisar carregar mais uma mala durante escalas e conexões. Uma possível desvantagem pode ser o extravio, avaria ou outro problema eventual.

 

REGRAS DE SEGURANÇA

 

Existem algumas regras de segurança durante o voo. Os cintos devem ser afivelados e quando ocorre o período de aterrissagem e um período após decolar, nada de sair e preferencialmente não ir ao banheiro.

 

Há pessoas que gostam de deitar e dormirem reclinadas. A poltrona de avião a jato não reclina muito (o que é ótimo para quem está atrás) e deve ser mantida vertical em pouso e decolagem.

 

O modo offline ou avião deve ser usado nos eletrônicos. Pode ser disponibilizada internet no avião para mensagens de texto no WhatsApp.

 

LANCHE NO AVIÃO

 

Avião não é lugar para encher a barriga. São oferecidos alguns snacks como pipocas ou biscoitos e um copo com alguma bebida (suco, água, café ou refrigerante). Não há possibilidade de repetição.

 

MUDANÇAS DE HORÁRIO

 

Pode haver alterações de horário pequenas (de 15 min) ou maiores (que envolvam meia hora ou mais). É importante estar atento a isso para não se atrasar ou mesmo perder um voo.

 

Em compras antecipadas, pode haver tanto mudanças de horário igualmente antecipadas como perto da hora. Cuidado nunca é demais!

 

PARA QUEM ENJOA EM VIAGEM

 

Não é só em carro, ônibus ou barco que uma pessoa pode enjoar. Para evitar desconfortos, tomar comprimidos para enjoo ajuda.

 

Aquela sensação de mexida na orelha por conta da pressão atmosférica, que sentimos ao ir para o litoral, ocorre no avião e pode ser mais intensa. A sensação de escutar pouco numa das orelhas pode ser evitada com fones ou tampões ao decolar ou aterrissar, ou manobras como as dos nadadores depois que o problema acontece. A sensação pode passar depois de algumas horas.

 

E SE NÃO POUSAR NO MEU DESTINO?

 

Más condições meteorológicas ou a necessidade de aguardar a autorização para pouso podem fazer o comandante dar voltas nas proximidades sem pousar ou até voltar ao aeroporto anterior ou ir a outro.

 

O jeito é aguardar as instruções e avisar parentes e familiares. É o mais seguro a fazer.

 

A aeronave possui combustível excedente para permitir essas manobras. Isso permite evitar tragédias como a da Chapecoense.

 

ANTES DE TUDO COMEÇAR, O AEROPORTO

 

A escolha de um local e a construção de aeroportos possuem vários critérios. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda melhor como isso funciona:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quais as partes de um aeroporto?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários