Vertiportos e eVTOLs

Tecnologia

 

Neste último ano, foi lançado o que seria o primeiro carro voador, que poderia assumir essa função de forma híbrida, com conversão rápida de carro para avião. Outros veículos que poderiam voar e são diferentes dos aviões e helicópteros que conhecemos são os eVTOLs (em português podemos chamar de veículos elétricos com decolagem vertical), que usam os chamados vertiportos para pousar e decolar, e que estão surgindo também. Vamos saber mais?

 


Embarque/desembarque em vertiporto
[Um eVTOL parado. Imagem: Folha PE | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Primos-menores dos eVTOLs, saiba para que servem os drones

 

» Viajando sem sair de casa

 

» Entenda o significado de algumas #hashtags

 

POR QUE VERTIPORTO?

 

Como mencionado, o eVTOL é um veículo elétrico e que decola no sentido vertical. Essa é uma vantagem porque o local onde pode ocorrer o pouso e a decolagem, que é o vertiporto (em função do movimento do veículo), pode ser mais restrito, já que não precisa acomodar movimentos frontais e diagonais.

 

Já existem vários locais onde há helipontos, e que teriam de ter outras características para serem vertiportos também. O heliponto recebe pousos e decolagens, mas não é uma "garagem" de aeronaves. Diferentemente disso, o heliporto é um local com pouso, decolagem, local para abastecimento, hangares (onde se guarda as aeronaves do tipo helicóptero), dentre outros elementos.

 

A diferença dos termos "ponto" e "porto" está nesse conjunto de elementos no local e regras de funcionamento. Dentro disso, podemos saber que os eVTOLs poderão ficar nos vertiportos recarregando e, ao mesmo tempo, estarem num terminal de passageiros.

 

ONDE OS VERTIPORTOS ESTÃO SURGINDO?

 

Várias cidades, incluindo metrópoles mundiais, estão com projetos e/ou implantando seus primeiros vertiportos, iniciativa de quem aposta alto nesse novo modo de transporte. Noticiadas pela mídia, tem-se: Oshkosh, Los Angeles (EUA), Londres, West Midlands (Inglaterra), Singapura, além de implantações em países como Austrália, França, Alemanha e Coreia do Sul.

 

QUAIS AS VANTAGENS DESSE MODO DE TRANSPORTE?

 

Os eVTOLs são veículos aéreos que teriam características que lhes conferem vantagens em termos de espaço para manter e na forma de deslocamento. Para viagens em centros urbanos, visando transportes de passageiros e de cargas, seriam uma solução adicional ao já congestionado trânsito terrestre, permitindo novas possibilidades.

 

As empresas de entregas de mercadorias e de transporte de passageiros estão atentas a essa novidade. Segundo o site canaltech, a Uber planeja entrar nesse segmento.

 

FALANDO EM TRANSPORTES...

 

Outros modos de transporte podem se dar bem com iniciativas de integração. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende o que é um MaaS:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 MaaS e a integração dos modos de transporte

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários