Variedades
Uma lixeira é um elemento importante para a limpeza urbana. Com a ideia de coleta seletiva e reciclagem, tornaram-se necessárias mais de uma lixeira para auxiliar, e surgiu a ideia de cores nas lixeiras. Vamos entender melhor como isso funciona?
[Lixeiras de resíduos recicláveis no padrão correto. Imagem: Alex Souza / Pexels | Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» A saúde dos córregos urbanos
» Que tal comer os pratos depois da refeição?
COLETA SELETIVA
Coleta seletiva é um tipo de coleta onde todos os resíduos são previamente separados. Isso pode ser feito dividindo entre resíduos recicláveis ou não, ou ainda conforme o tipo de material.
A divisão por tipo de material facilita a reciclagem depois pelas empresas ou as cooperativas de catadores. Elas fazem uma triagem quando recebem o material reciclável e seco, e isso é mais simples quando separado. Para a pessoa que descarta o lixo, basta escolher a lixeira certa.
ONDE AS LIXEIRAS DEVEM FICAR?
Todo lugar deve possuir lixeiras. Em geral, em casas, bastam duas lixeiras que devem ficar junto à grade externa ou onde a Prefeitura mandar.
Já em locais maiores como parques, praças, escolas, hospitais, rodoviárias, condomínios e empresas, existe espaço para mais lixeiras, sendo possível separar os resíduos recicláveis. Uma forma de identificar cada lixeira é com placas. Outra forma que facilita é inserir cores nas lixeiras, uma para cada material.
CORES DAS LIXEIRAS
Não apenas é recomendado que cada lixeira tenha uma cor, como que apenas resíduos recicláveis sejam colocados nela. Alguns resíduos são secos, mas ainda não existe forma de reciclá-los ou possuem contaminantes, então não vão para as lixeiras coloridas. Caso possível, o ideal é limpar resíduos como comidas antes de depositar na lixeira.
Vamos ver a que corresponde cada cor?
Lixeira amarela
🟨
Essa lixeira é destinada a metais. Podem ser descartados resíduos como latas de aço (de alimentos como ervilha ou extrato de tomate), latas de alumínio (de refrigerante, cerveja, energético), tampas de conserva, clipes, grampos e outros metais
Esponjas de lã de aço (como das marcas BomBril, Assolan e outras) possuem gorduras, sabão e contaminantes. Assim, devem ir no lixo comum (rejeito).
Lixeira azul
🟦
Lixeira azul é destinada a papéis. Ela pode receber jornais, revistas, cadernos usados, cartolinas, caixas e embalagens de papelão. Por outro lado, papel plastificado, fita crepe, guardanapo, papel carbono, adesivos e fotografias não devem ser descartados nessa lixeira.
Lixeira vermelha
🟥
Essa lixeira é destinada aos plásticos. Ela inclui garrafas PET, embalagens plásticas, canetas vazias e sacolas. Não devem ser descartadas fraldas, adesivos e embalagens com lâminas metalizadas e restos de alimentos.
Lixeira verde
🟩
A lixeira verde é usada para vidros. Pode-se descartar potes, copos, frascos e garrafas. Não são adequados para esse tipo de lixeira os espelhos, televisores, óculos, porcelanas, pyrex e lâmpadas. Para alguns desses objetos, existem pontos especiais de coleta, ou usos em reaproveitamento.
Lixeira marrom
🟫
A lixeira para orgânico é recebe a cor marrom. Cascas de alimentos, restos de comida, guardanapos sujos e outros resíduos de origem animal ou vegetal podem ser descartados. É bom saber se esse resíduo vai para aterro ou não, ou se é usado para compostagem, para saber se é necessária uma lixeira de rejeitos.
CUIDADOS ADICIONAIS
Como saber o que é reciclável ou não, ou mesmo decorar as cores das lixeiras pode ser difícil, é importante facilitar o processo ao máximo. Colocar cores diferentes e adesivos dizendo qual tipo de resíduo é uma ótima estratégia.
Existe outro recurso que pode ajudar. Placas com informações sobre o que colocar em cada lixeira também facilitam para o público em geral.
ALÉM DA SEPARAÇÃO DO LIXO, REDUZIR A GERAÇÃO
O uso das sacolas retornáveis também traz várias mudanças importantes na nossa forma de consumir e de descartar resíduos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre isso:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Sacolas retornáveis e as mudanças que elas trazem
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!