Qual a origem dos nomes dos dias da semana?

 Curiosidades

 

Uma primeira ideia que se torna clara quando pensamos em dias da semana é que representam elementos místicos ou religiosos (ou ainda um pouco de cada). Vamos entender melhor qual a origem dos nomes dos dias da semana?

 


Vendo os dias das semana em inglês neste calendário

[Dias da semana em calendário. Imagem: tigerlily713 | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que significa hebdomadário?

 

» Como prever a data do aniversário ou qualquer outra data daqui a 50 anos?

 

» Nasceu em 29 de fevereiro, e agora?

 

O QUE INSPIROU ESSES NOMES?

 

A depender da cultura local ou religiosa, foram nomeados os dias da semana. Eles podem ser uma contagem sequencial, homenagens a astros ou deuses mitológicos.

 

POR QUE SETE DIAS?

 

Há várias explicações associadas ao número sete como sendo o total de dias da semana. Pela História, na Babilônia (na Mesopotâmia), teria surgido a ideia de semana a partir da homenagem aos sete elementos dos céus que ss conheciam até então: Lua, Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

 

Pensando também em elementos astronômicos, outras explicações surgem. São mais ou menos sete dias entre a passagem de uma fase para outra da Lua.

 

Considerando os preceitos bíblicos, Deus teria criado o mundo em seis dias e descansado no dia seguinte. Somando tudo isso, temos... adivinhe: sete dias.

 

A MUDANÇA PROPOSTA PELA IGREJA E A PALAVRA FEIRA

 

Não apenas na Babilônia, mas em outros tempos e povos, os dias da semana foram ficando associados a astros e a deuses pagãos. O cristianismo, nos países latinos, começou a fazer alterações.

 

De solis dies (dia do Sol), passou a ser dominica ou dia do Senhor. Saturni dies, dia de Saturno, virou sabbatum, uma variante do hebraico shabbath ou dia do descanso segundo o Velho Testamento.

 

 

São Martinho de Braga também é conhecido como São Martinho de Dume. Ele era o bispo de Braga entre 562 e 579. 

 

No apostolado de São Martinho de Braga, a Igreja Católica dos países de língua portuguesa foi além da troca dos nomes no final de semana. O rei português e o reino foram convertidos nessa época. 

 

Não foram feitas menções a santos ou algum outro nome, mas os dias da semana viraram sequenciais. O segundo dia seria segunda, o terceiro terça e assim por diante.

 

Outras são as explicações para o nome feira. Na semana santa, todos os dias eram feriados, ou "feria". A tradução para o português resultou em "feira". Além dessa explicação, existem outras possibilidades:

 

× "Feria" significaria também "data festiva" em latim, ocasião onde as pessoas aproveitavam para fazer negócios (ir à feira).

× "Feria" não seria um "dia santo", diferente de sábado e domingo.

× Havia pessoas que dedicavam longo tempo da vida para as orações, e os dias que se orava seriam "feriaes" ou "feriados".

 

Juntando todas essas ideias, São Martinho aprovou a mudança dos dias da semana no Primeiro Concílio de Braga, de 561 a 563. Sábado e domingo se mantinham, e os demais dias seriam Feria Secunda, Feria Tertia, Feria Quarta, Feria Quinta e Feria Sexta.

 

Os nomes atuais, em português, são traduções dessa denominação. Eles se tornaram populares também, o que ajudou na perpetuação.

 

Os nomes segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira são adotados no Brasil como herança da Língua e da colonização por Portugal. Outros países colonizados por Portugal também seguiram a regra.

 

DIAS DA SEMANA EM ESPANHOL

 

O espanhol também tem origem latina. Os romanos nomeavam assim os dias da semana: 

 

× Dies Solis (Dia do Sol).

× Dies Lunae (Dia da Lua).

× Dies Martis (Dia de Marte).

× Dies Mercuri (Dia de Mercúrio).

× Dies Iovis (Dia de Júpiter).

× Dies Veneris (Dia de Vênus).

× Dies Saturni (Dia de Saturno).

 

Veja que os dias da semana na língua espanhola seguem praticamente a mesma ideia: segunda-feira é lunes, dia da lua; a terça-feira é martes, dia de Marte; a quarta-feira miércoles, dia de Mercúrio; a quinta-feira chama-se jueves, em alusão a Júpiter; e a sexta-feira viernes, de Vênus, um dos deuses da civilização romana.

 

Sábado e domingo são assim chamados também em espanhol. Isso se deve também às mudanças propostas pela Igreja Católica. Por lá, porém, os dias da semana não passaram pelas alterações de São Martinho de Dume.

 

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

 

Em inglês, existe um misto entre os nomes de origem romana e homenagens aos deuses nórdicos.

 

× Sunday: Sun’s Day - na mitologia nórdica o Sol era personificado pelo deus Sigel.

× Monday: Moon’s Day - já a lua era personificada pela deusa Máni, irmã do Sol personificado.

× Tuesday: Tyr's Day - deus do combate e dos céus, precursor de Odin.

× Wednesday: Woden's Day - Woden é uma variação do inglês antigo para o nome de Odin. O pai-de-todos era o líder dos deuses nórdicos e vivia em Asgard, um dos mundos em Yggdrasil.

× Thursday: Thor's Day - um dos deuses mais conhecidos, Thor é o deus do trovão e filho de Odin - muito antes de aparecer nos cinemas!

× Friday: Frigg's Day - deusa da fertilidade, amor e união. É a esposa de Odin e madrasta de Thor.

× Saturday: Saturn's Day - o único dia que manteve sua origem romana, homenageando o deus Saturno.

 

A MITOLOGIA NÓRDICA E A YGGDRASIL

 

Falamos que a mitologia nórdica inspirou os dias da semana em inglês. Você pode saber mais sobre elementos dessa mitologia na nossa sugestão de leitura👇🏻:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é a Yggdrasil

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários