A terapia relacional sistêmica

Ciência & Saúde

 

A Psicologia desenvolve várias técnicas para promover o desenvolvimento dos indivíduos, descobrir o “eu” e transformar o “nós”. Despontando nos últimos anos, surgiu a Terapia Relacional Sistêmica, técnica que vem sendo empregada nos consultórios de Psicologia, com resultados promissores. Vamos entender como funciona?  

 


Construindo relações visíveis e as entendendo
[Entendendo por relações. Imagem: congerdesign | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que são arquétipos? Quais os arquétipos humanos?

 

» O micropoder

 

» O que é a alienação parental?

 

O QUE É A TERAPIA RELACIONAL SISTÊMICA?

 

A Terapia Relacional Sistêmica é uma técnica de terapia que considera que o indivíduo é construído a partir de um ou mais sistemas, que seriam sua família, amigos, colegas de trabalho e os demais grupos nos quais o indivíduo esteja inserido. Entende-se cada um a partir desses sistemas em que está inserido.

 

Busca-se com que cada indivíduo entenda exatamente como é o seu funcionamento e o funcionamento de suas relações. É a partir disso que as pessoas podem começar a promover as mudanças.

 

É UMA TÉCNICA INDIVIDUAL OU EM GRUPO?

 

Não existe apenas uma abordagem para a terapia relacional sistêmica. Ela pode ser feita em grupo e em casal. Nesse caso, os sistemas são construídos pelo conjunto das falas de cada indivíduo e mediação do profissional de Psicologia.

 

Também é possível que a terapia relacional sistêmica seja feita em indivíduos. Nesse caso, o profissional pergunta sobre as relações que o seu paciente tem, quais conflitos ou pontos felizes e como que elas funcionam. As perguntas não giram apenas em torno do indivíduo, por mais que ele seja o foco.

 

TEMPO E PROGRESSÃO

 

Como toda técnica de terapia, é difícil dar um prazo de fim, pois seres humanos são graduais e precisam não só ter a capacidade de enxergar seus padrões e comportamentos, mas visualizarem a possibilidade de mudança e terem essa abertura. Bem no começo, nas primeiras sessões de terapia, a ideia é identificar cada ponto, criar essa consciência por parte do paciente e conhecimento por parte do terapeuta, para que consiga intermediar o processo. Após, as mudanças virão pelo seu curso.

 

OUTRAS ABORDAGENS, COMO A PNL

 

Além da Terapia Relacional Sistêmica, outra área que chama a atenção é a Programação Neurolinguística. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre quando começou e como funciona:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A programação neurolinguística (PNL)

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários