Sustentabilidade Criativa: Criando Obras de Arte com Garrafas PET

Artesanato

 

Você sabia que uma das melhores maneiras de tornar o mundo um lugar mais sustentável é dar vida aos materiais que seriam descartados? Atualmente, as obras de arte com garrafa PET estão fazendo parte da decoração de muitos lares, e ganhando espaço no mundo todo. Afinal, além de serem muito bonitas e darem um toque único ao local, essas obras podem ser muito funcionais.

 

Nesse sentido, resolvemos trazer aqui algumas dicas de como você pode reaproveitar as garrafas PET e, assim, diminuir a quantidade de lixo que seria descartado em sua casa. Quer ficar por dentro de tudo isso e muito mais? Vamos lá!

 


Muitos resíduos plásticos
[Quanta arte poderia ter sido feita com essas garrafas? Imagem: tanvi sharma | Unsplash]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O reduzir na sustentabilidade

 

» As sacolas retornáveis e as mudanças que elas trazem (I).

 

» Os três porquinhos e a mata atlântica

 

O QUE SÃO AS GARRAFAS PET?

 

As garrafas PET, se você não está familiarizado com o tema, são as que embalam, por exemplo, os refrigerantes e alguns produtos de limpeza. Elas são produzidas com um plástico chamado Polietileno Tereftalato e, diante disso, o seu descarte se tornou um grande problema no ambiente.

 

Segundo as pesquisas, mais de um milhão desse tipo de garrafa são vendidas por minuto ao redor do mundo inteiro. O dado alarmante é que apenas poucas unidas são recicladas, e as que são descartadas no ambiente levam nada mais nada menos do que cerca de quatrocentos anos para se decomporem.

 

Desse modo, as obras de arte com garrafas PET surgiram como um meio de dar vida e funcionalidade para esse item que seria descartado. Dentro desse contexto, essa transformação contribui mais do que positivamente para o meio ambiente.

 

APLICAÇÕES DAS OBRAS DE ARTE COM GARRAFA PET

 

Antes de mais nada, é importante ter em mente que, a partir de uma garrafa PET podem ser criados diversos itens artesanais e obras encantadoras. Essas artes podem ser usadas em distintos ambientes e, também, com diferentes propósitos para o seu lar.

 

Abaixo, deixaremos algumas dicas para inspirar você a transformar a sua garrafa PET em um item artesanal.

 

Decoração

 

Sem dúvidas, usar as obras de arte com garrafa PET como itens decorativos vem sendo a sensação do momento. Afinal, com as técnicas certas, é possível transformar esse material em lindas luminárias e, até mesmo, em porta-retratos.

 

Vale destacar que esse material também pode ser transformado em esculturas e obras de arte. Atualmente, até mesmo quadros de plástico estão sendo criados com esse tipo de plástico, de modo que criar um item de destaque para a sua sala de estar pode ser mais fácil do que você imagina. Para tal, basta deixar a criatividade brincar com todas as matérias disponíveis.

 

Ao serem colocadas no ambiente desejado, essas peças darão uma personalidade única ao local. Além disso, deixarão o espaço muito mais divertido e criativo.

 

Organizadores, vasos e utilitários

 

Como dito anteriormente, as garrafas PET podem também ser transformadas em itens com grandes funcionalidades. Por exemplo, elas podem virar vasos mais do que charmosos para as suas plantas. Além disso, também podem virar organizadores que te ajudarão a deixar o seu lar em ordem.

 

Se, com o tempo, você criar mais experiência com esse tipo de artesanato, saiba que até mesmo móveis podem ser criados a partir de garrafas PET. As mesas de centro, que foram criadas com esse tipo de plástico, já decoram muitas casas pelo mundo. Sem dúvidas, esse material é muito versátil e cheio de surpresas.

 

Moda e acessórios

 

Um outro destino mais do que fantástico para as garrafas PET é transformá-las em bijuterias e acessórios. Nesse contexto, é possível criar brincos, pulseiras, colares e, até mesmo, anéis a partir dessa matéria prima.

 

A grande vantagem dessa transformação é o fato de que, além de serem peças criativas e alegres, elas são únicas. Ou seja, somente você, dentre todas as pessoas que existem no mundo, terá a sua bijuteria em questão. Desse modo, capriche muito na criação desses itens pessoais.

 

Cortinas e tapetes

 

O céu é o limite quando falamos de obras de arte com garrafa PET, afinal, muitas pessoas descobriram que esse material pode, inclusive, ser transformado em lindas cortinas. Essas peças, além de darem um toque único e cheio de diversão para o ambiente, também são muito sustentáveis. Elas são mais do que indicadas para cômodos específicos, como o seu ateliê de artesanato. Nada mais inspirador, não é mesmo?

 

Outra dica é incluir a cortina de divisão de ambientes para proporcionar um suspense antes da sala com decoração artesanal. Os tapetes, por sua vez, podem ser criados por meio das tampinhas de garrafa PET. Sendo assim, se tornam um destino mais do que fantástico para aproveitar todo esse material que seria descartado no ambiente.

 

Míni terrários

 

Se você é um amante da natureza, saiba que muitas garrafas PET podem ser usadas para criar um viveiro para algumas das suas plantinhas. As embalagens que possuem o formato oval e são maiores podem agir como grandes redomas. Sendo assim, são excelentes opções para a criação de míni terrários, de modo que darão um ambiente novinho para essas plantas e, também, a protegerão contra o excesso de água.

 

É importante ressaltar que apenas alguns tipos de plantas podem ser criados nesse ambiente, como os cactos e as suculentas. Contudo, é mais do que certo que essa obra de arte dará ainda mais vida ao seu lar. Afinal, as plantinhas sempre trazem uma excelente energia e paz para as casas.

 

É POSSÍVEL MONETIZAR COM A SUSTENTABILIDADE CRIATIVA?

 

A resposta para essa pergunta definitivamente é, sim. Se você quer dar um passo ainda maior com as obras de arte com garrafa PET saiba que é possível vendê-las. Inclusive, esse mercado está se expandido cada dia mais e não será difícil você encontrar compradores para essas lindas peças.

 

Para tal, você poderá criar uma identidade para todas as suas obras e, até mesmo, criar uma marca sustentável. Sem dúvidas, ela será muito bem-vista entre todos os apoiadores dessa bonita causa. Os próximos passos para monetizar com as peças, será precificar os seus produtos e criar um meio de venda para eles.

 

Atualmente, não é necessário contar com uma loja física para vender esses produtos, afinal, eles podem ser ofertados por meio de canais de venda completamente on-line. Esse detalhe deixa essa venda ainda mais fácil e acessível.

 

POR QUE PENSAR EM NOVOS USOS PARA O PLÁSTICO?

 

Resíduos de PET ou outros plásticos, sem descarte correto, podem parar... em nós mesmos! Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda melhor por que isso acontece:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Microplásticos e nanoplásticos nos seres vivos - uma consequência dos nossos hábitos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários