O que é o Baphomet, figura mística colocada em casa no RS?

Religião

 

Em março, a mãe de santo Michelly da Cigana colocou uma estátua de Baphomet em sua residência, na cidade gaúcha de Alvorada. Após imagens de sua casa viralizarem nas redes sociais, a mãe de santo chegou a abrir sua casa e mostrar que essa não é a única estátua que ela possui, mas aquela é a mais destacada. Mas o que será esse Baphomet? O que significa essa entidade mística?

 


Olhe só como é o Baphomet ou Maioral
[A representação de Baphomet. Imagem: Enrique Meseguer | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Criacionismo e Big Bang

 

» As religiões de origem africana

 

» Conheça os principais orixás da Umbanda

 

A FIGURA DE BAPHOMET E OUTROS NOMES

 

Baphomet também é chamado de Belzebu, Saravá Exu Maioral ou Maioral. Fisicamente, seria uma figura com cabeça de bode, corpo de homem e dotado de asas. Ao longo de seu histórico, pode ter sido representado de outras formas, como um homem de três cabeças.

 

SEUS PODERES ESPIRITUAIS NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

 

Pai Ricardo de Oxum, em entrevista dada ao portal g1, explicou que o Baphomet é cultuado dentro da quimbanda, ritual de culto a exus e pombagiras. Segundo Pai Ricardo, Baphomet sempre vai agir de acordo com a intenção de quem se dirige a ele, isto é, se forem boas as intenções do ser humano, vem algo bom dele também.

 

SEU SIGNIFICADO DENTRO DO SINCRETISMO COM A RELIGIÃO CATÓLICA

 

Podemos ter uma ideia do significado fora das religiões onde é cultuado pelos demais nomes que recebe. Belzebu lembra, e realmente é uma associação com o diabo, dentro do sincretismo. Também em entrevista ao portal g1, o professor de Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), Sidnei de Xangô, rechaça a analogia.

 

O BAPHOMET NA IDADE MÉDIA

 

Apesar de haver as associações ao Baphomet nas religiões católica ou de matriz africana, existem ainda outras histórias que explicariam a origem da figura do Baphomet. Uma delas vem da idade média.

 

No final do século XIII, o rei francês Felipe IV não conseguiu ingressar e, por isso, começou uma perseguição aos cavaleiros templários. Felipe IV disseminou, dentre outras acusações, a adoração a uma figura similar ao diabo, que teria justamente a forma em que hoje conhecemos Baphomet.

 

BAPHOMET PELO ESCRITOR ÉLIPHAS LÉVI

 

Atribui-se também ao escritor ocultista Éliphas Lévi (1810-1875) a criação dessa figura mística, publicada pela primeira vez em 1854, no livro “Dogma e Ritual da Alta Magia”. Ele teria qualidades mágicas, animalescas e outros tantos significados, a depender do ponto de vista levantado. Segundo J. Strube (2017), ele seria a versão personificada da religião real, representada pela ciência, política e religião sintetizadas em algo único.

 

BOLSONARO E BAPHOMET

 

Há alguns anos, o então presidente Jair Messias Bolsonaro foi visto ao lado de Baphomet, em uma figura fake. Visando as más interpretações, foram feitas montagens com uma imagem de Bolsonaro, onde foram inseridos quadros de Baphomet e da maçonaria em uma parede.

 

E O QUE É HÓRUS?

 

Falando em figuras místicas, existe outra que causa curiosidade e de onde surgem algumas analogias com Jesus Cristo. Será que isso faz sentido? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende se Hórus tem algo a ver com Jesus Cristo:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quem foi Hórus? Existe relação entre a estória dele e de Jesus Cristo?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários