Quais os principais orixás da Umbanda?

Religião

 

Os orixás possuem origem na mitologia africana. Diferentemente dos santos católicos, por exemplo, não são pessoas que viveram em carne-e-osso, mas similares aos deuses gregos, por exemplo, que são seres que representam elementos da natureza e são imperfeitos.

 

Esses orixás são venerados dentro das religiões de origem africana, como a Umbanda. Vamos conhecê-los?

 


Falando e venerando os orixás
[Orixás reunidos. Imagem: Segredos do Mundo | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Você conhece os desbravadores?

 

» A reforma protestante e a contrarreforma

 

» O significado do Salat no Islamismo

 

OXALÁ

 

Dentre os orixás, Oxalá representa a paz e o amor incondicional, sendo um apaziguador. Ele trabalha dentro do equilíbrio e da serenidade, sendo as pessoas que são seus filhos-de-fé igualmente calmas e dóceis. Dentro da mitologia, ele não pode consumir sal, então suas oferendas também não podem ter esse tempero.

 

XANGÔ

 

Se Oxalá é controlado, Xangô nem tanto. Ele possui o controle sobre os raios, expelindo fogo pela boca. É um orixá guerreiro, casado com Iansã, e no Brasil é representado com um machado com duas faces.

 

IEMANJÁ

 

Iemanjá é muito famosa, mesmo entre quem não é adepto das religiões de matriz africana, sendo lembrada quando se fala em oferendas ao oceano. Sendo orixá vaidosa, adora receber perfumes e flores.

 

Dentre os orixás, ela representa o amor maternal, abundância e fertilidade. Possui cabelos longos, sendo representada por uma linda mulher.

 

OGUM

 

Não apenas Xangô, mas Ogum também é explosivo. Irmão de Exu, é associado à guerra e ao fogo. Costuma-se representá-lo com uma espada, enxada ou mesmo com uma pá.

 

OXÓSSI

 

Oxóssi domina as matas e possui um arco-e-flecha. Em seu caso, não possui essa ferramenta para a guerra, mas para a caça e subsistência. Não possui mais do que uma flecha, o que significa que a oportunidade nunca pode ser perdida.

 

OXUM

 

Oxum é a grande mãe do amor e da fertilidade, representando a beleza, juventude e vaidade. Ela é filha de Iemanjá. Diante de todos os seus atributos, costuma ser solicitada para resolver problemas amorosos e financeiros. A representação de sua roupa, diferente de Iemanjá (azul) é na cor amarela.

 

IANSÃ

 

Iansã, Iança ou Inhaça possui personalidade forte, temperamento marcante. Ela é a orixá dos ventos e das tempestades. Ela namora Xangô e ambos adoram soltar uns raios por aí. Na vida agitada dos orixás, Xangô teria roubado Iansã de Ogum.

 

OMOLU

 

Omolu é um orixá crítico para os seguidores das crenças como a Umbanda. Ele trata da cura e da enfermidade, e carrega chagas no corpo. Apesar de ter essa relação com as doenças, não é associado à morte.

 

NANÃ

 

 Nanã é uma orixá feminina que é associada à origem do homem na Terra, sendo a orixá do barro. Ela sim é ligada à morte, sendo quem ata as pontas do começo e do fim da vida.

 

RELIGIÕES DE ORIGEM AFRICANA

 

Além da Umbanda, existem outras religiões de matriz africana que são adotadas no Brasil. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, contamos um pouco mais sobre quais são e onde possuem adeptos:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 As religiões de origem africana

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários