O Salat, um dos pilares do Islamismo

 Religião

 

Dentre as maiores religiões em número de devotos no mundo está o Islamismo. Como todas as religiões, existem elementos simbólicos e condutas que precisam ser seguidas pelos fiéis como forma de externar a sua fé, afinal não basta tê-la, é preciso demonstrá-la.

 

O Salat consiste em um conjunto de orações e ritos que devem ser feitos pelos muçulmanos. Ao longo desse texto, vamos saber um pouco mais sobre essa prática.

 

 

Muçulmano faz suas preces.

[Fiel do Islã fazendo sua oração. Imagem: Farooq Hussain Shah / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O real Islamismo está longe do terrorismo

 

» O episódio Charlie e suas consequências

 

» Israel e Palestina: os porquês dos conflitos

 

COMO FUNCIONA O SALAT?

 

Todos os dias, os fiéis muçulmanos precisam fazer o salat, que são um conjunto de cinco orações diárias, que precisam ser feitas ao alvorecer, meio-dia, meio da tarde, pôr-do-sol e à noite. Devem ser feitas essas orações e posições diferentes: em pé, de joelhos, curvado(a), prostrado(a) e sentado(a).

 

QUEM E ONDE PRECISA FAZER?

 

Existe uma flexibilidade na forma de fazer essas orações, que podem ser em grupo ou até individuais. Quando em grupo, uma pessoa pode guiar o salat (conhecida na comunidade e conhecedora das escrituras), e individuais correm com o conhecimento das pessoas no rito da oração. Uma parte dessas orações é em árabe, com trechos padrões de versículos do Alcorão, e outras consistem nas orações individuais e pessoais, na língua do devoto.

 

Os muçulmanos fazem o salat em qualquer lugar limpo e que possam se curvar ao chão, preferencialmente na direção de Meca (podem saber isso pelo Sol, bússolas ou hoje pelos celulares). O ato de curvar o rosto, considerado o ponto mais nobre do corpo, é uma forma de se mostrar humilde diante de Alá.

 

E SE UM FIEL PASSAR DO HORÁRIO OU QUISER ORAR MAIS?

 

O número de cinco orações diárias é um valor mínimo. Todas as vezes que uma pessoa do islã desejar, que seu coração e sua fé mandarem, pode fazer mais orações. No caso de não conseguir mesmo orar no horário, precisa compensar depois.

 

MAIS SOBRE O ISLAMISMO

 

Além das características do salat, algumas aqui mencionadas e outras tantas regras existentes, o Islamismo impressiona por sua vastidão. Nós já falamos mais sobre o Islamismo, em postagens como a da linha azul 👇🏻, com link abaixo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Alá, Maomé e o Islamismo

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários