Religião
O Brasil foi, por muitos e muitos anos, um país escravocrata, e muitos negros foram escravizados e trazidos para cá. Não apenas escravos, mas seres humanos com suas crenças vieram, e hoje ainda há cultos religiosos de origem africana, religiões tradicionais negras. Em alguns casos, novas religiões surgiram da cultura negra. Vamos saber um pouco mais sobre elas?
[Celebração de candomblé. Imagem: Carta Capital / Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Um impasse a ser resolvido: preconceito racial contra o negro no Brasil
» Quem inventou o trabalho remunerado?
A PROIBIÇÃO DE SEGUIR SUAS CRENÇAS
Uma parte dos processos de dominação é a sobreposição cultural e religiosa. Nos longos anos de escravidão, cultos religiosos deveriam seguir religiões tradicionais na Europa. Não é incomum ouvir falar em correspondências entre santos católicos e de origem africana, como Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. Essa 'conversão' foi ilustrada por Dias Gomes em "O pagador de promessas".
AS RELIGIÕES
Candomblé
O candomblé é uma religião de origem africana, monoteísta, com a crença da vida após a morte. Os pais-de-santo e mães-de-santo são os sacerdotes mais próximos dos fiéis.
Nos rituais do candomblé, há danças e cânticos com tambores. Em algumas celebrações, pode haver algum sacrifício de animais.
Nas entidades de veneração, além do Deus do Candomblé (cujo nome muda um pouco em diferentes vertentes), existe a figura dos orixás. Esses orixás representam a energia e força da natureza, como Iemanjá, Oxum, Xangô, Iansã, Exu, Oxóssi e outros.
Umbanda
A umbanda traz traços da cultura africana e outras religiões, como o Candomblé, tendo seus primeiros registros após a república, em 1908. Também é monoteísta, com culto ao Deus Olorum.
Existem também outras entidades e símbolos espirituais, como Jesus Cristo e outros orixás. Além deles, crê-se em reencarnação e interação com espíritos, e são feitas celebrações que envolvem, dentre outros objetivos, a reorganização das energias (passe) e limpeza espiritual (descarrego).
Catimbó Jurema
É uma religião afro-brasileira, com linhas indígenas também. Os rituais se baseiam muito em preparos com ervas, considerados com poder de cura.
Mais religiões
Assim como vertentes como catolicismo e evangélica, as religiões afro-brasileiras possuem outras variantes e nomes pelo Brasil, como o Batuque (RS), Tambor-de-Mina (MA), Catimbó (PB), Xambá (PE) e muitas outras. Há bases semelhantes e peculiaridades em cada uma dessas religiões.
A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO
A escravidão e a vida depois dela são uma história de muitos anos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você consegue entender um pouco mais sobre como tudo aconteceu:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 A escravidão ao longo da história
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!