Quem foi Hórus? Existe relação entre a estória dele e de Jesus Cristo?

por - domingo, março 29, 2020

Curiosidades


Perto do Natal, algumas pessoas fazem ressurgir a figura de Hórus como sendo muito semelhante à de Jesus Cristo. Ambas as estórias estariam envolvidas com fé, ou mesmo eventos milagrosos.

Por mais que sejam estórias bem antigas, não se trata de um mesmo indivíduo, por mais similaridades que possam existir. Há ainda a imprecisão devido ao longo período de tempo que se passou. Jesus viveu há mais de dois mil anos, e Hórus teria sido três mil anos anterior a Jesus, segundo as crenças egípcias.

Vamos comparar alguns detalhes das duas estórias e ver o que seria semelhante ou diferente? Lembre-se de que o comparativo só reforça a ideia de que não é a mesma estória!


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/Horus.Jesus.Semelhancas.Diferencas.Curiosidades.html
[Fé é luz nas nossas vidas, mas dois grandes símbolos em diferentes crenças não são versões diferentes de uma mesma estória. Imagem: Angela C/Pixabay]




A CONCEPÇÃO


Hórus teve uma concepção pós-morte. Osíris era seu pai, e governava o Egito. Set, o irmão de Osíris, era deus do deserto, e tinha inveja do irmão, mandando matá-lo e espalhando pedaços do mesmo por todo o Egito.

Osíris foi velado com quase todas as partes, após Ísis, sua amada, percorrer o país em busca delas. Faltou justamente a genital, que foi substituída por um vegetal. Osíris virou um milhafre, ave com poderes, e fecundou Ísis, dando origem a Osíris.

Houve, nessa estória, uma concepção não convencional. Na estória de Jesus, Maria teria sido fecundada pelo Espírito Santo, sem ser tocada por José. Nesse caso, foi um ente divino, não uma fecundação por um outro animal.

A APARÊNCIA


Hórus é um animal com aspecto misto. Ele teria corpo de homem, cabeça de gavião e asas. Em sua mão esquerda, carregaria uma chave, símbolo da vida e da morte.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/Horus.Jesus.Semelhancas.Diferencas.Curiosidades.html
[Representação do deus Hórus. Imagem: Mensagens com Amor]



Nesse aspecto, não se nota quaisquer semelhanças. Jesus veio com a aparência e corpo humanos. Ele possuía poderes para fazer milagres, mas não os fazia em momentos aleatórios, sendo reflexo das vontades de Deus.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/Horus.Jesus.Semelhancas.Diferencas.Curiosidades.html
 [Uma das representações que se faz de Jesus nos dias atuais. Imagem: Pete Linforth/Pixabay]


A VINGANÇA


Hórus teria sido fruto de uma concepção não convencional, pois seu pai fora assassinado e ressurgiu como ave. Adulto, Hórus decidiu vingar-se de Set, seu tio e deus do Caos.

Foram diversas batalhas para que Hórus assassinasse Set e o tirasse do poder. Em uma dessas batalhas, inclusive, Hórus perdera o olho. Esse olho, dentro das crenças egípcias, tornou-se amuleto.

Com a derrota de Set e tendo assumido o trono, Hórus teria unido seu povo novamente.  Ele também teria casado com Hathor, deusa das festas.

Note que a vingança surgiu com Hórus. Na estória de Jesus, temos algo muito diferente. Mesmo tendo sofrido dores enormes, mais de uma traição e até a descrença no cumprimento das palavras que dissera, ele nunca passou por uma epopeia de vingança. Falando de desaforos, Jesus falou que se oferecesse a outra face do rosto.

O TRONO


Esse é um dos pontos mais discrepantes para quem tiver a ideia de comparar as estórias de Hórus e Jesus. Jesus Cristo foi chamado de "Rei dos Judeus" (INRI) na forma de deboche pelo governo que o crucificou, mas, segundo a tradição católica, Jesus não buscava o poder.

Como a figura de governo e rumo era um rei, ele foi usado para marcar Deus como rei e supremo governante. Se a estória passasse hoje, seria possível que Deus fosse primeiro-ministro ou presidente, mas o sentido era o de ser nosso guia e líder.

Hórus era de família de governantes, não teria nascido em família humilde, sentido a rotina da pobreza. Hórus era um deus e filho de deuses.

OS SÍMBOLOS NO FUTURO


Hórus virou símbolo na forma de seu olho perdido. Esse olho é usado como amuleto contra o mau-olhado.

Já Jesus, em algumas crenças evangélicas e católicas, nem sempre em correntes protestantes, é remetido pela cruz. A cruz não seria apenas símbolo do sofrimento, mas do sacrifício e da vitória que veio depois, pela vida.


👉 E ainda mais para você: Como foi a vida de Gaspard Monge?


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!