O que fez Otto Wagner?

Biografias


Este grande arquiteto teve importante contribuição para a construção dos fundamentos mais modernos de arquitetura, onde se abandonou a linhagem clássica e rebuscada, porém sem abrir mão de fazer harmonia entre formas, sendo estas, a partir de então, mais lineares. Também, entre vários outros gênios da Arquitetura, incorporou novos materiais como o aço. 

Retrato de Otto Wagner
[Imagem: Wenzl Weiss]


Otto Koloman Wagner é austríaco. Nasceu em Penzing, perto de Viena, e estudou no Technische Hochschule, e, mais tarde, na Berlin Bauakademie, concluindo sua formação em arquitetura, novamente em Viena, na Akademie der bildenden Künste Wien. Elaborou o Plano Regulador de Viena no final do século XIX, onde novos conceitos urbanísticos foram por ele definidos, compondo a estrutura da rede viária e de transportes municipal e remodelando a cidade junto ao Rio Danúbio.

No começo da carreira, seguiu o estilo historicista, mudando de rumo mais tarde, tornando-se um defensor do realismo arquitetônico, dispensando formas historicamente consagradas e incorporando a utilização de novos materiais como o já citado aço, além de concreto e alumínio. Em 1894, tornou-se professor e, no ano seguinte, publicou o livro Moderne Architektur, Esta obra surpreendeu ao mundo da Arquitetura com a defesa da renovação e do papel social da Arquitetura e de seus praticantes.

Em Viena, projetou estações de metrô e edifícios habitacionais. Durante os últimos anos de carreira, pesquisou e buscou como conceber espaços mais funcionais, simples e lineares, como evidenciam as obras da Igreja de São Leopoldo e dos sanatórios Purkersdorf e Lupus. Nos últimos anos da Primeira Grande Guerra, Otto Wagner projetou hospitais e abrigos para soldados.

Otto deixou a vida e entrou para a História em 11 de abril de 1918.

E ainda mais para você: O que fez Adolf Loos?




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários